Ventosd

342 palavras 2 páginas
Ventos
Origem dos Ventos
Os ventos se originam em decorrência da diferença de pressão atmosférica entre duas regiões. Os fatores da macroescala são responsáveis pela formação dos ventos predominantes, enquanto que os fatores da topo e da microescala tem influência na formação dos ventos locais.
O vento, especialmente a sua velocidade, tem efeitos consideráveis em vários aspectos relacionados à agricultura, atuando tanto de modo favorável como desfavorável. Logicamente, os efeitos desfavoráveis são os mais relevantes nos estudos envolvendo a agricultura, e nesse caso os ventos excessivos podem ser controlados com o uso dos quebra ventos (estrutura natural ou artificial destinada a reduzir a velocidade do vento). Para tanto é necessário se conhecer sua direção e velocidade. Além disso, a velocidade do vento é muito importante no processo de evapotranspiração, exercendo grande influência no consumo hídrico das plantas. Essa variável será também muito útil na estimativa da evapotranspiração das culturas e, consequentemente, para o manejo da irrigação.
Tipos de Vento
Constantes ou PlanetáriosOs ventos Constantes são existentes dos Trópicos para o Equador, podendo causar chuvas por causa da sua umidade. Podem ser Alísios e Contra-Alísios,ventos do Oeste e ventos Polares.AlísiosSão os ventos que sopram constantemente dos trópicos para o equador, em baixas altitudes. Os alísios são ventos úmidos que provocam chuvas nas imediações do equador, onde ocorre o encontro desses ventos. Por essa razão, a zona equatorial é a região das calmarias equatoriais chuvosas.Contra-Alísios Sopram do equador para os trópicos, em altitudes elevadas.Os contra-alísios são ventos secos e os responsáveis pelas calmarias tropicais secas que geralmente ocorrem ao longo dos trópicos.Os maiores desertos da Terra se encontram juntos a essas zonas atravessadas pelos trópicos
Ventos do Oeste: ventos que sopram dos trópicos para os pólos.Ventos Polares:ventos frios que sopram dos pólos para as

Relacionados