VENTILADOR PORTATIL

1209 palavras 5 páginas
PROJETO INTEGRADOR VENTILADOR PORTATIL
INTRODUÇÃO

O projeto integrador III visa o desenvolvimento dos estudantes de engenharia de produção mecânica frente as situações rotineiras de mercado e habilidades no desenvolvimento do processo produtivo desenvolvido com base no PPAP (Production Part Approval Process – Processo de Aprovação de Peças de Produção). Na década de 80 a indústria automotiva ocidental percebeu que estava perdendo mercado para indústria oriental, devido a problemas de qualidade e assim organizou-se afim de obter maior eficiência e qualidade. Para atender cada fornecedor, foram desenvolvidas uma quantidade imensa de normas o que não facilitava o processo. O desenvolvimento desta padronização no setor levou a criação QS 9000 e após originou a ISO/TS 16949 e hoje essa e mandatória dentro do setor automotivo. Para auxiliar o processo produtivo nos fornecedores foram criadas ferramentas:
- CEP (Controle Estatístico do Processo);
- FMEA (Failure Mode and Effects Analysis – Análise dos modos de falhas e seus efeitos); - PPAP (Production Part Approval Process - Processo de aprovação de peças de produção); - MSA (Measurement System Analysis – Sistema de análise de medidas); -
- APQP (Advanced Product Quality Planning – Planejamento avançado da qualidade do produto).

OBJETIVO

Com base nessas ferramentas o projeto integrador III, será desenvolvido um ventilador portátil de mesa onde terá dois dos quaisquer dos seus componentes terão seu processo produtivo documentado, conforme a ferramenta do PPAP. Através do PPAP será evidenciado que as peças foram produzidas conforme requisitos dos clientes.

RESUMO

O ventilador portátil foi desenvolvido baseado na qualificação do PPAP que deve ser aplicado em todas as locações internas e externas de uma empresa que intenta fornecer um produto para outra, que envolvem a produção de peças, assistência para o produto, produção de matéria-prima, e material a granel.
Entre os principais

Relacionados