Ventila O Na Arquitetur2a2

1872 palavras 8 páginas
Ventilação na arquitetura
4º aula
2º bimenstre
Professora Heloisa Zanella

O VENTO


Vento é o ar em movimento e resulta da diferença de pressão entre dois lugares na superfície da Terra.



Ninguém consegue ver o vento, mas conseguimos sentir o toque em nosso corpo, proporcionando uma sensação de bem-estar e alívio. Percebemos também a presença do vento no movimento das folhas das árvores, no balançar da bandeira no mastro, etc.



Ele é um fluido como a água e como tal possui certas características. •

Os ventos desempenham um papel muito importante na vida dos seres vivos, pois são eles que levam para longe o ar viciado que nós respiramos e trazem até nós o ar puro, com bastante oxigênio, tão importante para o nosso organismo.

Sua origem tem a ver com a temperatura:


O ar aquecido se expande , torna-se mais leve, menos denso e sobre criando uma corrente de convecção



O ar frio é mais denso , mais pesado e tende a ocupar os espaços deixados vazios , esse deslocamento produz o vento , devido às diferenças de densidade e pressão.



Onde há aquecimento do ar , origina-se uma área de baixa pressão, sendo de alta pressão a área onde o ar está mais frio.

Ar quente (baixa pressão)apresenta a tendência a subir , e o ar frio (alta pressão) , tendência a descer
(convecção térmica)

VENTO QUENTE / VENTO FRIO


Durante o dia o aquecimento do continente ocorre de forma mais rápida do que o oceano (que possui maior calor específico), assim, se forma um centro de baixa pressão (calor)relativa sobre o continente e um centro de alta sobre o oceano(frio).



Durante a noite ocorre o inverso. O continente perde energia mais rapidamente que o oceano, gerando agora, um centro de alta relativo. Assim, a direção do vento é invertida, originando a brisa terrestre.



Portanto , respeitando sua natureza , conhecendo e aproveitando suas características, podemos tirar partido de seus efeitos benéficos através da ventilação. TIPOS DE VENTOS

Os ventos podem ser

Relacionados