Ventilação

Páginas: 14 (3447 palavras) Publicado: 15 de novembro de 2014
Parte V: Ventilação Industrial Aplicada à Engenharia de Segurança. Introdução.
Conceito de Ventilação. Ventilação Geral. Ventilação Natural. Ventilação para
Conforto Térmico. Ventilação Geral Diluidora. Ventilação Geral Exaustora.6


Objetivos da aprendizagem
Conceituar Ventilação
Conhecer a classificação de Ventilação Industrial
Descrever a Ventilação Geral Exaustora
Comparar aaplicação dos tipos de Ventilação Industrial
Descrever a Ventilação Local Exaustora7

VENTILAÇÃO INDUSTRIAL APLICADA À ENGENHARIA DE SEGURANÇA
ÍNDICE
1.0 – INTRODUÇÃO .................................................................................. 05
2.0 – CONCEITO DE VENTILAÇÃO ...................................................... 08
3.0 –VENTILAÇÃO GERAL ............................................................ 09
4.0 – VENTILAÇÃO NATURAL ......................................................... 10
5.0 - VENTILAÇÃO PARA CONFORTO TÉRMICO .......................... 11
6.0 – VENTILAÇÃO GERAL DILUIDORA .......................................12
7.0 – VENTILAÇÃO LOCAL EXAUSTORA ................................... 14
8.0 -REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .......................................... 328






VENTILAÇÃO APLICADA À ENGENHARIA DE SEGURANÇA
1 – INTRODUÇÃO
A ventilação industrial tem sido e continua sendo a principal medida de controle efetiva para ambientes de trabalho prejudiciais ao ser humano. No campo da higiene do trabalho, a ventilação tem a finalidade de evitar a dispersão decontaminantes no ambiente industrial, bem como diluir concentrações de gases, vapores e promover conforto térmico ao homem. Assim sendo, a ventilação é um método para se evitarem doenças profissionais oriundas da concentração de pó em suspensão no ar, gases tóxicos ou venenosos, vapores, etc.
O controle adequado da poluição do ar tem início com uma adequada ventilação das operações eprocessos industriais (máquinas, tornos, equipamentos, etc.), seguindo-se uma escolha conveniente de um coletor dos poluentes (filtros, ciclones, etc.). Todavia, ao se aplicar a ventilação numa indústria, é preciso verificar antes, as condições das máquinas, equipamentos, bem como o processo existente, a fim de se obter a melhor eficiência na ventilação. A modernização das indústrias, Isto é,mecanização e/ou automação, além de aumentar a produção melhora sensivelmente a higiene do trabalho com relação a poeiras, gases, etc.
Os processos de produção podem vir acompanhados de emissão de gases, vapores, pó e calor que modificam o estado e composição do ar, o qual pode ser nocivo para saúde e bem estar dos trabalhadores repercutindo no rendimento pessoal.
A ventilaçãoé um método disponível e bastante efetivo para controle da poluição do ar de ambientes de trabalho e mesmo de ambientes residenciais e de lazer. A sua adequada utilização promove a diluição ou retirada de substâncias nocivas ou incômodas presentes no ambiente de trabalho, de forma a não ultrapassar os limites de tolerância ou os níveis aceitáveis ou recomendados. A ventilação também pode serutilizada para controlar a concentração de substâncias explosivas e/ou inflamáveis, agindo dessa forma no aspecto de segurança tanto do trabalhador como do patrimônio da empresa.
2 – CONCEITO DE VENTILAÇÃO
Ventilação pode ser conceituada como a movimentação intencional do ar, de forma planejada, com o objetivo de atingir um determinado objetivo. Essa movimentação pode ser feita por meiosnaturais ou mecânicos. Deve-se ter em mente que o ar sempre se movimenta da zona de maior pressão para a zona de menor pressão. Portanto, o projeto correto de diferenciais de pressão no sistema é de fundamental importância para o seu bom funcionamento.
Um dos objetivos da ventilação é manter o ar numa composição e estado que seja apropriado às necessidades e higiene do trabalho....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ventilação
  • Ventilação
  • Ventilação
  • Ventilação
  • ventilacao
  • Ventilação
  • ventilação
  • Ventilação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!