Ventilação

Páginas: 2 (292 palavras) Publicado: 16 de setembro de 2012
VENTILAÇÃO

* COMPLACÊNCIA PULMONAR,
* SURFACTANTE E TENSÃO SUPERFICIAL,
* PRESSÃO INTRAPLEURAL E PNEUMOTORAX.

COMPLIÂNCIA PULMONAR

É um diagrama que relaciona as variações dovolume pulmonar às variações da pressão transpulmonar. As características do diagrama da compliância são determinadas pelas forças elásticas dos pulmões, se dividem em dois grupos:

Grupo 1 = as forçaselásticas do tecido pulmonar
Grupo 2 = a força causada pela tensão superficial do liquido que reveste a superfície interna das paredes dos alvéolos e de outros espaço aéreos dos pulmões.

Asforças elásticas do tecido pulmonar são determinadas principalmente pelas fibras elásticas e colágenas entremeadas no parênquima pulmonar. Quando os pulmões estão em estado de deflação, estas fibrasacham-se elasticamente contraídas e dobradas: ao contrario, quando os pulmões estão expandidos, as fibras apresentam-se estiradas, sem dobras e, portanto, alongadas, mas ainda exercendo força elástica pararetornar a seu estado natural.
As forças elásticas causadas pela tensão superficial são muito mais complexas.
Quando os pulmões estão cheio de ar, existe uma interface entre o liquido derevestimento dos alvéolos e o ar contido nos alvéolos. No caso dos pulmões preenchidos por solução salina, não existe tal interface ar-líquido e, portanto não existe também a tensão superficial dessa interface:no pulmão cheio de solução salina, estão em jogo apenas as forças elásticas dos tecidos.
As forças elásticas pulmonares decorrentes da tensão superficial modificam-se acentualmente quando asubstancia denominada “surfactante” não esta presente no liquido alveolar.

SURFACTANTE E TENSÃO SUPERFICIAL

O SURFACTANTE É UMA SUBSTANCIA TENSIOATIVA SUPERFICIAL, O QUE SIGNIFICA QUE, QUANDO ELE SEESPALHA NUMA SUPERFICIE É SECRETADA CELULAS EPITELIAIS ESPECIALIZADAS, QUE CONSTITUEM DE 10% DA AREA DOS ALVEOLOS. TRATA-SE DE CELULAS EPITELIAIS ALVEOLARES DO TIPO ll.
O SURFACTANTE É UMA MISTURA...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ventilação
  • Ventilação
  • Ventilação
  • Ventilação
  • ventilacao
  • Ventilação
  • Ventilação
  • ventilação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!