Ventilação industrial

Páginas: 21 (5245 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2011
NOÇÕES DE VENTILAÇÃO INDUSTRIAL


Introdução

A importância do ar para o homem é por demais conhecida, sob o aspecto da necessidade de oxigênio para o metabolismo.
Por outro lado, a movimentação de ar natural, isto é, através dos ventos, é responsável pela troca de temperatura e umidade que sentimos diariamente, dependendo do clima da região. A movimentação do ar por meios nãonaturais constitui-se no principal objetivo dos equipamentos de ventilação, ar condicionado e aquecimento, transmitindo ou absorvendo energia do ambiente, ou mesmo transportando material, atuando num padrão de grande eficiência sempre que utilizado em equipamentos adequadamente projetados. A forma pela qual se processa a transferência de energia e que da ao ar capacidade de desempenhar determinadafunção. A velocidade, a pressão, a temperatura e a umidade envolvem mudanças nas condições ambientais, tornando-as propícias ao bem-estar do trabalhador.
A ventilação industrial tem sido e continua sendo a principal medida de controle efetiva para ambientes de trabalho prejudiciais ao ser humano. No campo da higiene do trabalho, a ventilação tem a finalidade de evitar a dispersão de contaminantes noambiente industrial, bem como diluir concentrações de gases, vapores e promover conforto térmico ao homem. Assim sendo, a ventilação é um método para se evitarem doenças profissionais oriundas da concentração de pó em suspensão no ar, gases tóxicos ou venenosos, vapores, etc. O controle adequado da poluição do ar tem início com uma adequada ventilação das operações e processos industriais(máquinas, tornos, equipamentos, etc.), seguindo-se uma escolha conveniente de um coletor dos poluentes (filtros, ciclones, etc.). Todavia, ao se aplicar a ventilação numa industria, é preciso verificar antes, as condições das máquinas, equipamentos, bem como o processo existente, a fim de se obter a melhor eficiência na ventilação. A modernização das industrias, Isto é, mecanização e/ou automação, além deaumentar a produção melhora sensivelmente a higiene do trabalho com relação a poeiras, gases, etc.
Pré-requisitos necessários:

Projeto, construção, manutenção de maquinaria e equipamentos industriais.
Ao se projetar um edifício industrial, é preciso levar em consideração a disposição geral das máquinas, circulação do pessoal e altura (pé direito) visando possibilitar uma ventilaçãonatural pelas aberturas de janelas. Quanto as maquinas e aos equipamentos que poluem o ambiente de trabalho, devem ser cuidadosamente projetados, prevendo-se enclausuramentos, anteparos, mecanização e não permitindo que poeiras, gases, vapores, etc. sejam dispersos no ambiente.
b) Substituição de materiais nocivos por outros menos nocivos.

A princípio, qualquer material pode ser manipulado comsegurança; no entanto, as substancias toxicas ou prejudiciais ao ser humano podem ser substituídas por outras menos nocivas.
Como exemplo temos:
1. Nos trabalhos de pintura, o carbonato básico de chumbo é prejudicial ao organismo humano e pode ser substituído por compostos de titânio e zinco.
2. Como solvente orgânico o tolueno pode substituir o benzeno, por ser este altamente toxico.
3.Utilização de abrasivos artificiais em vez de pedras naturais, que desprendem pó de sílica, provocando a silicose no homem.
c) Modificação de processos e métodos de trabalho
Os processos mecânicos geralmente poluem menos que os manuais; exemplos:
1. Fábricas de bateria: ajuste mecânico da pasta de óxido de chumbo para manufatura
de placas. Quando manual, o excesso caía no chão, e, depois deseco, liberava
poeira para o ambiente.

2. Redução da evaporação de solventes nos tanques de desengraxamento, mediante regulagem automática de temperatura do banho.
d) Umectação
É um antigo método usado na industria cerâmica inglesa, permanecendo até os dias de hoje, em que as peças de cerâmica são molhadas, evitando-se a emanação de poeira quando da sua manipulação.
Exemplo:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ventilação industrial
  • Ventilaçao industrial
  • Ventilacao industrial
  • Ventilaçao industrial
  • Ventilação Industrial
  • Ventilação industrial
  • Ventilação industrial
  • Ventilação Industrial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!