Venezuela (não montamos os textos)

Páginas: 5 (1202 palavras) Publicado: 20 de maio de 2013
* Venezuela
Dados Principais:
Área: 916.445 km²
Capital: Caracas
População: 29,1 milhões (estimativa 2010)
Moeda: Bolívar forte 
Nome Oficial: República Bolivariana da Venezuela
Nacionalidade: Venezuelana
Data Nacional: 5 de julho - Dia da Independência
Governo: República Presidencialista
Divisão administrativa: 23 estados

Localização:
A Venezuela é um país da América do Sul. Aonorte, possui uma longa costa no mar do Caribe e no Oceano Atlântico. Faz fronteira com a Colômbia a oeste, com a Guiana a leste e com o Brasil ao sul. O Salto Angel (Churun Meru), no Planalto das Guianas, é a maior cachoeira do mundo.


Economia:
A Venezuela tem uma economia que se baseia, principalmente, na exploração de petróleo, encontrando-se o país entre os dez maiores produtoresmundiais. O petróleo e o gás natural constituem a maior fonte de receitas do país. Também existem importantes depósitos de carvão. A agricultura corresponde apenas a cerca de 4% do PIB, o que traduz a necessidade de o país importar vários produtos agrícolas. As culturas dominantes são a cana-de-açúcar, a banana, o milho, o arroz, o sorgo, a mandioca, o café e o cacau. A indústria extrativa abrange,essencialmente, o ferro, o bauxite, o alumínio, os diamantes e o ouro. Os produtos industriais são os metais de base, os bens alimentares, as bebidas, os produtos químicos, os têxteis, os derivados de papel e o tabaco. Os principais parceiros comerciais da Venezuela são os Estados Unidos da América, o Brasil, a Colômbia e o Japão.

Cultura:
A cultura venezuelana é a cultura de três civilizações:africanas, indígenas e espanholas. Dentro de cada uma delas, ao mesmo tempo, podemos ainda distinguir sub-culturas.
Cada uma destas civilizações contribuiu, de alguma forma para a cultura da Venezuela, uma cultura que, em traços gerais, se assemelha à cultura da América Latina. Por exemplo, a gastronomia das tribos indígenas, é digna de ser assinalada, bem como a música e o sentido de ritmo dosafricanos. A isto, devemos somar a língua e a gastronomia, influência de Espanha.
Mas, para além destas três civilizações, as mais influentes na Venezuela atual, devemos destacar outras, como a francesa e a italiana, a portuguesa, a dos Estados Unidos, todos países que de alguma forma contribuíram para a diversidade cultural que a Venezuela possui atualmente.
O nome da Venezuela provém de"Venezziola", sinônimo de "pequena Veneza", uma expressão que foi a utilizada para descrever este país após ter sido percorrido o seu litoral.


Clima:
Na Venezuela, o clima é tropical, o que quer dizer que é quente e chuvoso ao mesmo tempo. Neste país, há diversos climas, uma situação causada pelas diferenças que existem na sua orografia.
A Venezuela tem altitudes desde o nível do mar até mais de5000 metros, no Pico Bolívar, o que lhe confere umas diferenças orográficas que acarretam importantes diferenças climáticas.
Desde o nível do mar até aos 1000 metros de altitude, temos um clima tropical. Se continuarmos a subir até aos 2300 metros de altitude, vamos encontrar um clima temperado e mais suave. A partir dos 4500 metros de altitude, as temperaturas baixam, atingindo valores abaixo dezero graus.

Orografia: s.f. Estudo ou tratado a respeito do relevo terrestre.



Vegetação:
As diferentes condições climáticas favorecem uma grande variedade de flora e fauna.
Nas zonas elevadas com alta umidade, predominam as selvas densas de origem equatorial, enquanto a zona da Guiana setentrional, mais seca, caracteriza-se pelos sob-rales e a vegetação de transição entre a selvatropical e a savana arbórea e arbustiva.
A zona de Los Llanos está formada por uma superfície de relva, onde aparecem algumas raras espécies de árvores, franqueando os rios.
Nas regiões onde a precipitação pluvial é pouca, a vegetação é do tipo xerófila e nas outras, as paisagens são quase pré-desérticas.
Na zona dos Andes, a qualidade da flora será conforme a altitude.
Até os 1.500 m estende-se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Não sonhamos, montamos um quebra-cabeça
  • Nao tenho texto
  • texto literario e texto não literario
  • texto literario e nao literario
  • Chronos: a semiótica que não pára texto
  • TG texto nao verbal
  • Texto literario e nao literário
  • TG texto não verbal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!