VENDEDORES

Páginas: 5 (1215 palavras) Publicado: 28 de agosto de 2014
VENDEDORES



Uma das primeiras coisas interessantes para se analisar são os vendedores.

No Brasil no meu tempo, nos shoppings por exemplo , aquela exagerada simpatia , com um toque fortíssimo de intimidade :”Oi, Ana!!!”. Na Alemanha fim dos anos 80, lojas que aos sábados fechavam ao meio dia e durante a semana só ficavam até as 18hs abertas povoadas por vendedores do mais alto grau de mauhumor.

Assisti a muitas situações interessantes. Estudantes norte-americanos na época sofriam muito. Estavam sempre acostumados nos Estados Unidos com aqueles vendedores que sorridentes podem atravessar um supermercado inteiro de intermináveis prateleiras te levando pela mão na busca do produto desejado perguntando : “How do you spell it?” , só faltando cantar como num musical animado. Essespobrezinhos chegavam na Alemanha e se deparavam com alguma Helga ou Gudrun (para aumentar o clichê e a visualizacao de uma germânica forte e mau humorada ) na caixa do supermercado e viviam situações como por exemplo: entrar correndo no supermercado sábado as 11:50 para comprar algum produto indispensável para o fim de semana como papel higiênico. A pobre estudante chegando ao caixa com moedas,dinheiro todo trocadinho é recebido por Helga (ou Gudrun) com uma cara muito feia e esta senhora vendedora com voz alta e ameaçadora em tom de trovoada diz : “Já tinha fechado a caixa, obrigada , OBRIGADA por estas moedas todas!!” e a pobre estudante americana balbuciava amedrontada quase que às lágrimas que sem aquele produto nao dava para passar o fim de semana.

Uma vez eu mesma entrei nosupermercado um pouco antes de fechar e já tinha uma Helga na porta querendo me barrar, eu parei , olhei no relógio e disse a ela:

“Desculpe , mas a senhora ainda tem 10 minutos para fechar seu expediente e eu serei rápida com as compras, não se preocupe.”

Uma amiga espírita dizia que quase todo mundo foi para a Alemanha para pagar algum carma e que eu era O carma dos alemães. Seja como for,chamar um alemão de preguicoso é uma grande e enorme ofensa. Funcionou e eu entrei e fiz minhas compras com aquela pose de rainha, tão digna de uma cliente, segundo todas as teorias do marketing.

Um amigo alemão que já conhecia minhas teorias sobre a maneira peculiar (= grossa) dos vendedores de sua terra me relatou que uma vez foi comprar uma calça jeans e depois de ter rodado pelas prateleiras enenhuma Silvinha ou Claudinha ( nome normal de vendedoras de shopping Zona Sul do RJ, continuando os cliches para a melhor visualização ) terem vindo cantarolado o receber , pois Helgas e Gudruns quando vêem o cliente fogem para não serem incomodadas. Mas infelizmente quando o cliente não consegue achar o que quer sozinho ele tem que incomodar a profissional. Aí , fedeu!

“Bom dia, eu estouprocurando uma calça jeans para mim.”

“Que tamanho?” responde Gudrun em tom de poucos amigos.

“Não sei , a senhora poderia me ajudar?”

“COMO NÃO SABE????” Saiu pisando duro e deu uma calça a ele.

Ele entra na cabine para experimentar e constata que a calça mal passa de seu joelho. Ele já amedrontado se dirige a Gudrun e com um sorriso amarelo diz que não serviu.

“COMO NÃO SERVIU!?!?!TINHA QUE TER SERVIDO!!!”

Bem, na verdade não me recordo como a compra da calça terminou, mas imagino que ele deve ter saído com as calças na mão de um jeito ou de outro...

Eu, de volta ao Brasil saí para comprar um vestido para um casamento que seria num sítio e que a sugestão de vestimentas era vestido longo florido. Entrei em algumas lojas e não estava com sorte por não ser moda o que euprocurava. Mas em um momento quase enlouqueci, para o desepero de minha prima-irmã sempre boazinha e temerosa pelos meu ataques de mau humor perante a relances de estupidez cotidiana, quando entrei na loja e cumpri todo o ritual dos cumprimentos e explicações do que eu queria VESTIDO LONGO E FLORIDO, COM CORES ALEGRES e Silvinha com um sorriso abobado me vem com um vestido justo ¾ de cor preta e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • vendedor
  • vendedor
  • vendedor
  • Vendedor
  • Vendedor
  • Vendedor
  • Vendedor
  • Vendedor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!