VENCEDOR DO CONCURSO CBCA

566 palavras 3 páginas
VENCEDOR DO CONCURSO CBCA-ACOBRASIL
PROJETO ESPORTIVO E SOCIAL

INTRODUÇÃO

As decisões projetuais foram norteadas pela busca da relação direta entre a residência e a cidade, estabelecendo o compromisso individual de cada cidadão com as áreas públicas e a realidade urbana em que se insere. Rompem-se as fronteiras que os separavam e cria-se a noção de que não se habita apenas a casa, e sim um conjunto de equipamentos e serviços coletivos. Os transeuntes estarão sempre sob o olhar dos próprios habitantes que exercerão um controle social sobre estas áreas.

INSERÇÃO URBANA

A escolha da área de implantação foi determinada a partir das seguintes diretrizes:
-Inserção em uma área de infraestrutura e de malha viária consolidadas;
-Oferta de transporte público e proximidade com a região central de Curitiba;
-Área de assentamento irregular, trabalhando a partir de relocações dos habitantes para o mesmo lugar onde já residem, mantendo-se assim os vínculos sociais e territoriais já estabelecidos.
Sendo assim, a área escolhida encontra-se no bairro Parolin. Distante aproximadamente 3,5 Km do centro, é caracterizado por acolher um dos mais antigos assentamentos irregulares da cidade. Possui 34.211 m² e está situado em um fundo de vale com áreas de alta declividade, suporte da maioria das construções impróprias.

PARTIDO ARQUITETÔNICO E ORGANIZAÇÃO GERAL

A implantação dos blocos habitacionais admite três fatores determinantes:
-O Rio Guaíra, que divide a porção sul do terreno – com suas margens atualmente ocupadas por habitações irregulares – é recuperado, restabelecendo a sua condição ambiental através de um parque linear com equipamentos que estimulam o esporte, o lazer e o ócio. Nesta porção do terreno são implantados 2 blocos, um em formato “L”, ao sul do parque, e outra barra no lado oposto, implantada juntamente com uma associação de moradores e uma creche municipal. Os blocos habitacionais desta porção totalizam 102 unidades.
-A topografia acentuada

Relacionados