Velocidade da reação

Páginas: 6 (1459 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
UNIVERSIDADE AGOSTINHO NETO
FACULDADE DE CIÊNCIAS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

Relatório







Autor:
Kuango Lessamo Eduardo


Luanda 18 de Outubro de 2011


Objectivo

Esta prática tem como objectivo de estudar a velocidade das reacções com efeito da temperatura e do catalisador.


Introdução.

As reações químicas têmpermitido à humanidade resolver muitas das questões que a desafiam.
No entanto, para que isso fosse possível, foi necessário aprender como alterar a velocidade das reações isto é acelerar as excessivamente lentas ou retardar as muito rápidas.
O conhecimento e o estudo da velocidade das reações químicas, além de ser muito importante para a indústria, também está relacionado ao nosso cotidiano.Por exemplo, quando guardamos alimentos na geladeira para retardar as reações que levam às suas decomposições ou usamos uma panela de pressão para aumentar a velocidade de cozimento dos alimentos.


Desenvolvimento teórico
Factores que influenciam a velocidade de uma reação:

Os factores que influenciam na velocidade de uma reacção são:

• 1 Temperatura
• 2 Superfície de contacto
• 3Concentração
• 4 Catalisador
• 5 Pressão

A cinética química é uma ciência que estuda a velocidade das reacções químicas e os factores que a influenciam.
A velocidade da reacção recebe geralmente o nome de taxa de reacção. A taxa de reacção está relacionada com as concentrações dos reagentes, o estado particular dos reagentes (estado físico, estado nascente dos gases, estado cristalino ouamorfo dos sólidos, do fato dos reagentes estarem ou não em solução e neste caso a natureza do solvente irá influir na velocidade da reacção), a temperatura, a electricidade, a luz, a pressão, a presença de catalisadores e dos produtos de reacção.
Sua importância é muito ampla, já que se relaciona com temas como, por exemplo, a rapidez com que um medicamento actua no organismo ou com problemasindustriais, tais como a descoberta de catalisadores para acelerar a síntese de algum produto novo.
Neste relatório apenas vou falar da influência da temperatura e do catalisador na velocidade de uma reacção.
Efeito da temperatura

A temperatura favorece tanto a velocidade da reação endotérmica quanto a velocidade da reação exotérmica, porém favorece muito mais a velocidade da reaçãoendotérmica. Assim, ao aumentarmos a temperatura de um sistema em equilíbrio, o equilíbrio desloca-se no sentido da reação endotérmica significa que aumentou-se a energia cinética das moléculas, ou seja, aumentou-se a velocidade das moléculas. Aumentado a velocidade do movimento, aumenta o número de choques e evidentemente o aumento da velocidade da reação. porque é a reação mais favorecida com o aumento datemperatura. Já a diminuição da temperatura de um sistema em equilíbrio faz que o equilíbrio se desloque no sentido da reação exotérmica, porque é a reação menos prejudicada com a diminuição da temperatura.

Em vista disso, durante o século XIX, o cientista Van't Hoff enunciou a lei de que a cada 10°C elevados na temperatura de uma reação, a velocidade da mesma duplica. Muitas reações obedecemesta regra, no entanto, quando os reagentes são gases, a velocidade pode até triplicar.



Van’t Hoof não considerou que cada reacção tem um ótimo de temperatura para ocorrer (temperatura ideal) e após atingido esse ótimo, o aumento da temperatura pode não mais influenciar a velocidade da reação ou até mesmo prejudicá-la.

Exemplo: Reações Enzimáticas.
Resumindo:
Aumentando atemperatura, o equilíbrio desloca-se para o lado endotérmico. (mais favorecido com o aumento da temperatura).
Diminuindo a temperatura, o equilíbrio desloca-se para o lado exotérmico. (menos prejudicado com a diminuição da temperatura.


Efeito do Catalisador
Um catalisador é tudo aquilo que facilita reações químicas sem nelas participar, como enzimas ou sais minerais ionizados.
Um catalisador é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Velocidade da reação.
  • VELOCIDADE DA REAÇÃO
  • Velocidade da reação
  • Velocidade de uma reação
  • velocidade de reação
  • Velocidade de reação
  • Velocidade da reação
  • velocidade da reacao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!