Velhp Mundo

375 palavras 2 páginas
28 de outubro de 2012 Velho Mundo, Novo Mundo e Novíssimo Mundo

Regionalização é a divisão de um espaço ou território em áreas menores, com características comuns, com base em critérios naturais, sociais, históricos econômicos ou políticos. A partir dela podemos estudar mais especificamente determinada parte do espaço geográfico que pretendemos conhecer.

A regionalização que divide o mundo em 3 grandes porções: Velho Mundo, Novo Mundo e Novíssimo Mundo foi fundamentada numa visão eurocêntrica (considera a Europa como o centro do mundo, dando-lhe sentido de superioridade), na qual considera o critério histórico, tomando como base os continentes já conhecidos pelos europeus no período das grandes descobertas.

Assim temos:

VELHO MUNDO: Formado por Ásia, Europa e África e tem cerca de 85.000.000 km², que corresponde a 57% do total das terras emersas. Trata-se da maior porção sólida do continente. Região do mundo que os europeus já conheciam até por volta do século XV. Foi no Velho Mundo que surgiram as mais antigas civilizações de que se tem conhecimento: sociedades como a fenícia, suméria, a assíria e a egípcia.

NOVO MUNDO: Composto da América do Norte, América Central e América do Sul, com uma área de aproximadamente 42.000.000 km², corresponde a mais ou menos 28% da parte sólida da Terra. Termo criado pelos europeus para designar as terras conhecidas por eles a partir do final do século XV.

NOVÍSSIMO MUNDO ou OCEANIA: Constituído pela Austrália e uma série de ilhas ao seu redor, tem aproximadamente 7.700.000 km², abrangendo menos de 6% do total das terras do mundo. Esse continente passou a ser conhecido apenas no século XVIII, a partir da colonização da Austrália e outras ilhas próximas.

A classificação em Velho Mundo, Novo Mundo e Novíssimo Mundo sustentou a dominação europeia sobre os demais continentes. Essa regionalização desmerecia todas as outras

Relacionados