vegetaniarismo

1302 palavras 6 páginas
Vegetarianismo
O que é vegetarianismo?
Vegetarianismo é o regime alimentar segundo o qual nada que implique em sacrifício de vidas animais deva servir à alimentação. Assim, os vegetarianos não comem carne e seus derivados, mas podem incluir em seu regime, leite, lacticínios e ovos.
O regime vegetariano não é, pois, exclusivamente vegetal e seu nome não se origina de alimentação vegetal e, sim, do latim vegetus que significa "forte", "vigoroso", "saudável".
A dieta ideal de cada pessoa é única e varia segundo fatores de ordem físico-fisiológica (idade, sexo, clima, atividade, secreções endócrinas, superfície corporal), de acordo com seu modo de vida, objetivos, desenvolvimento, evolutivo etc. Vegetarianismo pode ser adotado por diferentes razões. Uma das principais razões refere-se a não comer carne por respeito à vida dos animais. Tais motivações éticas foram codificadas sob várias crenças religiosas, juntamente com os direitos dos animais. Outras motivações estão relacionadas com a saúde, política, ambiental, cultural, estética ou econômica.

História e Origem
O vegetarianismo tem sua origem na tradição filosófica indiana, que chega ao Ocidente na doutrina HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Pit%C3%A1goras" \o "Pitágoras" pitagórica. Nas raízes indianas e pitagóricas do vegetarianismo, são ligadas as noções de pureza e contaminação, não correspondendo com a visão de respeito aos animais. O nascimento de uma sensibilidade em relação aos animais, que condena o consumo de animais por motivos morais ou solidários, é muito recente na história da humanidade e surge a partir do século XIX em alguns países da Europa. O vegetarianismo ético, que visa o respeito pela vida animal teve origem na Antiguidade, sendo que ao longo da História da humanidade, inúmeros autores têm vindo a criticar e questionar consumo de carne com base nesse aspecto. Por exemplo: Mahavira, Asoka, Pitágoras, Empédocles, Plutarco, Porfírio, Ovídio, São Ricardo de Wyche, Leonardo da

Relacionados