Vegetal

Páginas: 10 (2377 palavras) Publicado: 8 de dezembro de 2014
EFEITO DA TEMPERATURA SOBRE PERMEABILIDADE DOS TECIDOS
A capacidade que a célula tem de manter sua composição química diferente da composição do meio externo, selecionando o que vai entrar e o que vai sair, é chamada de permeabilidade seletiva. 
As células do bloco retangular que foi levado ao congelador sofreram perfurações na membrana provenientes dos cristais de gelo formado, o queacarretou a liberação de pigmentos.
A temperatura influencia diretamente na saída do pigmento betanina do interior da célula, pois o aumento da temperatura agita as moléculas e desorganiza a permeabilidade diferencial das membranas.
A PERMEABILIDADE seletiva das membranas é mantida na faixa de temperatura biológica (0 a 40°C) ;
Em temperaturas -15 e 60°C as membranas foram respectivamente destruídas edesnaturadas, e portanto não existe permeabilidade seletiva.
1) Por que a absorbância é baixa entre 10 e 30oC e aumenta em temperatura mais elevadas? Em temperaturas entre 10 e 30oC não ocorre danificação da membrana, assim a absorbância é baixa. Já em temperatura mais elevada, como 60oC, o pigmento extravasa para meio externo, desestruturando as proteínas e danificando a membrana.
2) Por quea absorbância é alta quando se congela o cilindro de beterraba? Pois no congelamento há formação de cristais e no descongelamento ocorre extravasamento do pigmento para fora da célula e intensa passagem de água do vacúolo para o cristal, assim a membrana é danificada.
3) Que outro tratamento provocaria o mesmo efeito? Uso de solventes orgânicos
4) Cilindros de batatinha poderão ser usadospara estudar a permeabilidade pelo método colorimétrico? Justifique Não, pois a batata não possui pigmentos.
5) Por que os fruticultores armazenam seus frutos em temperaturas baixas, mas nunca inferiores a zero? Em temperatura inferiores a zero ocorre maior dano a membrana devido ao congelamento
6) Desenhe um modelo de membrana, indicando sua constituição química.


7) Qual é a importânciada lavagem dos blocos retangulares de beterraba durante 5 minutos em água corrente? Ao cortar os blocos, danificam-se muitas células, ocorrendo a liberação dos pigmentos. Sendo necessário lavar em agua corrente para tirar o excesso de pigmentos que extravasam com o corte.
PERMEABILIDADE DAS MEMBRANAS CELULARES A MOLÉCULAS E ÍONS
Vermelho neutro: corante vital, que penetra no interior da célula,acumula no vacúolo.
É indicador de pH: Meio ácido -> rosado Meio alcalino -> amarelado
Como o conteúdo vacuolar é de caráter ácido o vermelho neutro ao penetrar na célula tem cor rosada. Se uma base penetra na célula, alterando o pH do meio, o vermelho neutro passa a ser amarelo.
Levedura + vermelho neutro: primeiro fica amarelo pois o vermelho neutro reage com o interior da célula (carbonatode cálcio – sal de caráter básico). Depois o vermelho neutro penetra no interior da célula que é ácido, assim fica com cor rosada.
1) Por que o vermelho neutro adquire a coloração de reação ácida ao ser adicionado a suspensão de levedo em carbonato de sódio, que tem reação básica? Qual o tempo para mudança de coloração? Pois ele penetra a célula após um pequeno intervalo de tempo, entrando emcontato com o meio ácido. O carbonato de cálcio tem função de deixar o meio básico.
2) Sabendo que todos os íons usados são monovalentes, como você explica a penetração mais rápida de íons potássio em relação ao sódio? O potássio tem raio atômico maior que o sódio, logo seu raio hidratado é menor que o sódio, com isso é mais fácil de penetrar.
3) Por que as moléculas de peso baixo atravessammais rapidamente as membranas do que íons de peso semelhante? Pois o íon tem carga e a molécula não, sendo que as membranas são essencialmente impermeáveis aos compostos com cargas.
4) A uma suspensão de levedo em Na2CO3 a 0,5% foi adicionada uma solução de vermelho neutro, a mistura foi fervida. Por que ela apresentou cor amarela após a fervura? Pois as membranas foram, destruídas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • vegetais
  • Os vegetais
  • Vegetais
  • vegetais
  • Vegetais
  • Os vegetais
  • Vegetal
  • O que é um vegetal ?

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!