Vegeta O E ICV

1308 palavras 6 páginas
COBERTURA
VEGETAL E ICV
Júlia Cacim, Larissa Maia e Luciana Ferrari
CONFORTO I - SANDRA E MANOELA

A vegetação é o elemento biótico mais abundante na biosfera e possui um papel essencial para a vida na
Terra.
Ela regula ciclos biogeoquímicos, como o ciclo da água e o do carbono, interferindo assim no clima do planeta, além de ser de grande importância para a manutenção do equilíbrio energético global e servir de alimento, abrigo e remédio para outros seres vivos.

No que tange ao plano do urbano, a vegetação é, ao mesmo tempo, ser vivo e objeto de composição arquitetônica e, desta forma, funciona como termorregulador microclimático, proporcionando melhorias na ambiência urbana e o conforto ambiental. O sombreamento é a principal função que a cobertura vegetal pode oferecer a esse conforto ambiental. Além disso, ela atua sobre os elementos climáticos em conjunto - radiação solar, iluminação natural, temperatura do ar, umidade e vento - em microclimas urbanos, variando a ação conforme suas características. VEGETAÇÃO E RADIAÇÃO SOLAR
A radiação solar que incide sobre a vegetação será:




parte transmitida como radiação difusa: depende das características físicas das folhas, da forma de distribuição e angulação; parte refletida como radiação difusa: depende da morfologia e características físicas da planta (albedo da superfície foliar); parte absorvida, se tornando calor físico e energia química: depende da pigmentação das folhas. Desta forma, a planta poderá obstruir - bloqueio da radiação, absorção - ou filtrar - intercepção parcial - a radiação incidente e refletida e, com isso, ela vai influenciar diretamente no nível de iluminância natural.

VEGETAÇÃO E RADIAÇÃO SOLAR

VEGETAÇÃO E ILUMINÂNCIA NATURAL
Iluminância Natural é o percentual relativo à luz natural disponível, em campo aberto, que é transmitida através da vegetação e é composta por radiação difusa e variável.
Além das características das árvores, influenciam também nesse processo o tempo

Relacionados

  • PSicologia
    268269 palavras | 1074 páginas