VDFVD

385 palavras 2 páginas
PERIODO MEDIEVAL
Este período caracteriza-se pela influência da Igreja sobre toda a sociedade. Esta encontra-se dividida em três classes: clero, nobreza e povo. Ao clero pertence a função religiosa, é a classe culta e possui propriedades, muitas recebidas por doações de reis ou nobres a conventos. Os elementos do clero são oriundos da nobreza e do povo. A nobreza é a classe guerreira, proprietária de terras, cujos títulos e propriedades são hereditários. O povo é a maioria da população que trabalha para as outras classes, constituído em grande parte por servos.

O sistema político, social e económico característico foi o feudalismo, sistema muito rígido em progressão social.

Fome, pestes e guerras são uma constante durante toda a era medieval. As invasões de árabes, vikings, mongóis e húngaros dão-se entre os séculos VIII e XI. Isto trouxe grande instabilidade política e económica.

A economia medieval é em grande parte de subsistência. A riqueza era medida em terras para cultivo, agricultura e pastoreio. O comércio era escasso e a moeda era rara. A economia baseava-se no escambo.
Na forma de uma crítica, as violências sexuais, os conflitos no seio dos movimentos heréticos do século XIV, a luta contra a mistificação, o poder, o esvaziamento dos valores pela demagogia, constroem uma reconstituição livre dos fatos históricos da época aos olhos do espectador.
O diálogo entre fé e razão era central na Idade Média.
. Assim também a Igreja Católica dominaria o mundo medieval por meio do controle do saber e do estudo.
O filme “O nome da rosa” é retratado na idade média, conhecida também como idade das trevas, em que se deixava na ignorância todos os outros. É marcada de forte poder inquisitivo da igreja católica, onde as pessoas, e, até mesmo os mais nobres, não sabiam ler e escrever, pois somente os membros da igreja possuíam este poder.
A atmosfera sombria, a aparência doentia dos monges / frades, a rejeição a conceitos tidos como avançados pelos

Relacionados

  • vdfvd
    521 palavras | 3 páginas
  • fsdfsf
    962 palavras | 4 páginas