vdefe

390 palavras 2 páginas
SESI-PR

RELATÓRIO DE QUÍMICA

SÃO JOSÉ DOS PINHAIS, 2013
EQUIPE: FEET - FIRST - TARDE

RELATÓRIO DE QUÍMICA

SÃO JOSÉ DOS PINHAIS, 2013
INTRODUÇÃO

Calor: É a energia térmica em transito e que flui de um corpo para outro em razão da diferença de temperatura existente entre eles, sempre do corpo mais quente para o corpo mais frio.
Calor específico: É a quantidade de calor que é necessário fornecer a unidade de massa de uma substancia para elevar a sua temperatura de um grau e se expressa em calorias por grama e por grau. Ou seja, cada substancia necessita de uma quantidade de calor diferente para que um grama essa substância sofra variação de temperatura de 1ºC.
Caloria: É a unidade de medida que define a quantidade de energia para elevar em 1ºC a temperatura de um grama de água. Por exemplo, para aquecer 250 mililitros de água (aproximadamente um copo) de 20ºC para 21ºC é necessário fornecer 250 calorias de energia.

OBJETIVO O objetivo da aula de química era ir ao laboratório e lá fazer um experimento, representando a troca de calor.

MATERIAIS UTILIZADOS
Água;
Pipeta volumétrica;
Termômetro;
Béquer;
Jornal;
Fita adesiva.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Primeiramente, foi isolado um béquer com jornal e adicionado 50ml de água em temperatura ambiente, em seguida foi medida sua temperatura. Em outro béquer, foi adicionado 50ml de água aquecida e foi medida sua temperatura. Foi misturada a água aquecida na água em temperatura ambiente e medida a sua temperatura.

RESULTADOS E DISCUSSÃO
No primeiro béquer com a água em temperatura ambiente, sua temperatura resultou em 25ºC. No segundo béquer com água aquecida, a temperatura foi de 46ºC. Na mistura a temperatura foi de 29ºC. Resultando no

Relacionados