vdcgbdf

611 palavras 3 páginas
Estudo Dirigido

Responda as dez questões. Cada questão deve ser redigida, com suas palavras, em no mínimo dez linhas. Será necessária a leitura de um ou mais textos para responder cada item. Durante a leitura, procurem no dicionário as palavras que vocês tiverem dificuldade e anotem ao lado para fixarem o conceito. Quando houver palavras em outras línguas, não se acanhem em pesquisar no tradutor online do Google, muito prático para esses momentos. Se o texto citar alguma edificação ou algum conjunto urbano (palácio, casa, vila, cidade, etc.) procurem na internet a imagem do objeto mencionado e tentem relacionar o que vocês viram com o conteúdo lido, isso facilitará a compreensão.

1) Explique como era a arquitetura para Vitrúvio, descrevendo seus fundamentos e características, a partir da concepção do próprio autor e da comentarista Giselle Dziura.
2) Analise como Vitrúvio foi apropriado pelos arquitetos renascentistas.
3) Segundo Brandão, “Como as palavras, os números adquirem uma compenetração mágica com a natureza, não se limitando a traduzir a categoria lógica da quantidade. Eles constroem qualidades e influenciam, efetivamente, o mundo” (Brandão, Carlos Antônio Leite. Quid Tum? O combate da arte em Leon Battista Alberti. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2000.). Explique como isso se aplica à arquitetura de Alberti.
4) Explique e descreva a cidade de Alberti.
5) Identifique e explique a concepção de Giulio Carlo Argan para os textos de Palladio.
6) Explique como Mônica Stumpp define o conceito de simetria em Palladio.
7) Explique como Serlio definia a teoria arquitetônica.
8) Explique como a arquitetura, enquanto disciplina, se desenvolveu no período renascentista, levando em consideração Alberti e Palladio.
9) Explique as interpretações da arquitetura definidas por Zevi.
10) Como podemos compreender o conceito de beleza e a definição do espaço nos tratadistas estudados.
No quadro abaixo estão dispostos as

Relacionados