Vcdcdcdcd

4488 palavras 18 páginas
Não se fala em meio ambiente hoje sem abordar o tema mudança climática. O aquecimento global causado pelas emissões de gases de efeito estufa já está mudando o clima do Planeta. Sinais desta mudança são vistas e medidas por cientista em todo o mundo e já afetam a economia, o meio ambiente e a sociedade.
O cientista inglês James Lovelock afirma em seu último livro “The Vanishing Face of Gaia” que observações feitas em campo atestam que o nível do oceano subiu mais de quatro centímetros entre 1990 e 2008. Ele argumenta que elevação do nível do mar é a melhor medida disponível para medir o calor absorvido pela Terra, pois tem somente duas causas: o derretimento das geleiras em terra e a expansão do oceano à medida que ele aquece.
O cientista contesta ainda os dados apresentados pelos modelos computacionais compilados pelo IPCC em 2007, pois as previsões feitas não estão de acordo com as evidências obtidas por cientistas cujo trabalho é medir e observar o que acontece no campo. Estas medidas são piores do que o previsto. Ele questiona, ainda, se é sábio governos basearem políticas públicas olhando mais de 40 anos a frete em previsões feitas por modelos que são reconhecidamente incompletos. Assim, o argumento dele é que governos e sociedade devem se preparar desde já para adaptarem-se a um clima mais hostil em poucas décadas.
É possível afirmar que os eventos climáticos ocorridos em Santa Catarina em 2008 e as recentes chuvas constantes em alguns estados do Norte e Nordeste estão relacionados com a mudança climática? A resposta é que não se pode falar que estão, mas também não se pode falar que não estão. O que se pode afirmar com certeza é que estes fenômenos climáticos extremos acontecerão com maior freqüência nos próximos anos e décadas.
Percebemos claramente ao assistir pela TV a devastação causada por estes eventos, que nossas cidades e comunidades estão bastante vulneráveis aos impactos de eventos climáticos extremos. Deste modo, torna-se necessário à

Relacionados