vbrekgfe0-ohjrypoytj

1358 palavras 6 páginas
Questões Microbiologia
22-
1. Cápsula: Dificultam a fagocitose
2. Proteína A: presente na parede celular do S. aureus. Ela prende anticorpos circulantes da classe IgG, pela sua região constante Fc), neutralizando a sua função. Impedindo a adesão de imunoglobulinas, Não deixando assim à ativação do complemento.
3. Toxina alfa: forma poros na membrana das células destruindo-as. É frequente atacar as células de músculo liso vasculares, mas ataca qualquer tipo de célula, como eritrócitos.
4. Toxina beta ou esfingomielase C: hidrolisa (degrada) determinados lípidos, como esfingomielina e lisofosfatidilcolina, da membrana celular de células. Destrói desta forma muitos tipos de células.
5. Toxinas esfoliativas: presentes nas estirpes (5-10%) que causam síndromes esfoliativas da pele. Há duas formas ETA e ETB (toxinas esfoliativas A e B). São proteases de serina que destroem osdesmossomas que unem as células da pele umas às outras, resultando em perda da camada superior da pele (esfoliação).
6. Enterotoxinas, resistentes aos sucos agressivos gastrointestinais, são produzidas por 30-50% das estirpes de S. aureus. Provocam ativação imprópria do sistema imune, levando à produção de citocinas, causando danos aos tecidos. A gastroenterite é causada pelo consumo de alimentos contaminados por S. aureus.
7. Toxina da síndrome de choque: é um superantígeno ou seja activa de forma não específica os linfócitos, gerando reacções imunitárias despropositadas e danosas para o indivíduo.

23- Têm forma esférica (são cocos), cerca de 1 micrómetro de diâmetro, e formam grupos com aspecto de cachos de uvas com cor amarelada, devido à produção de carotenoides.
Adquirem cor arroxeada ao microscópio óptico devido à sua membrana simples e parede celular de peptidoglicano grossa constituída por mureína, ácido teicóico e polissacarídeos.

24-
25- Os biofilmes são comunidades biológicas com um elevado grau de organização, onde as bactérias formam comunidades estruturadas,

Relacionados