vbfggfgfgfgfgfgf

695 palavras 3 páginas
Os chamados "procedimentos ancilares", em sua maioria ambulatoriais e menos invasivos que os cirúrgicos, tornaram-se populares nas duas últimas décadas do século XX, com o objetivo de proporcionar resultados mais estéticos na prática clínica da Cirurgia Plástica, em condições tais como o rejuvenescimento facial. Compreendem várias modalidades diferentes de tratamento, geralmente agrupadas sob a denominação "Medicina Estética". A origem etimológica deste termo não é adequada, visto a dificuldade em diferenciar termos tais como "estético" e "reconstrutivo". Todo procedimento reparador visa resultado o mais estético possível, enquanto qualquer procedimento dito estético visa modificar alguma insatisfação quanto à morfologia e elevar a auto-estima. Entretanto, o termo "Medicina Estética" já está consagrado tanto no meio médico quanto pela mídia, sendo difícil no momento atual discutir mudança de nomenclatura. Características tratadas incluem condições fisiológicas, patológicas, e intermediárias entre as duas, desde os sinais de envelhecimento, manchas, telangiectasias, pele seca, pele oleosa, acne, presença de pêlos, hipertricose, hiperidrose, ou cicatrizes.

O conceito de beleza variou na história da humanidade de acordo com a época ou a civilização dominante. Entretanto, esteve sempre estreitamente relacionado com a manutenção do aspecto juvenil. A maior longevidade conseguida nos tempos modernos levou à necessidade de aumento no tempo de produtividade. Com isso, a manutenção da aparência jovem tem adquirido importância pessoal e econômica cada vez maior, exigindo avanços na compreensão da fisiopatologia do envelhecimento, com a intenção de retardá-lo o máximo possível.

Nas décadas de 70 e 80 do século XX popularizou-se a cirurgia facial ou ritidoplastia. Inicialmente buscava-se a diminuição da flacidez e das rugas através do aumento de tensão ou tração da pele, e a cirurgia era realizada principalmente em indivíduos acima dos 60 anos de idade.

Relacionados