vbfg

675 palavras 3 páginas
Uma localização geográfica particular, uma região ou uma localidade, como quais as pessoas se identificam exemplo: comunidade bragantina, comunidade campineira.
Um tipo particular de relação social que é característico e compartilhado pelos membros de uma determinada comunidade.

Etnocêntrica são grupos as quais pessoas sentem que pertencem...
Aula-tema 05: Regulamentação e Controle Social
Dando continuidade à realização da pesquisa sobre a sociedade brasileira, esta tarefa é mais um importante passo para a construção do portfólio proposto como atividade colaborativa.
Passo 1: No capítulo 6 do livro-texto, Reinaldo Dias faz uma discussão sobre valores, normas e costumes. A equipe deve procurar entender e relacionar estes três conceitos.
Passo 2: O autor aponta valores, normas e costumes de outras sociedades que são bem diferentes dos que se encontram na sociedade brasileira. A equipe deve ler os exemplos do livro, ou procurar novos exemplos, e estabelecer relações entre diferentes contextos culturais quaisquer. Nesta discussão, deve ser retomado o conceito de etnocentrismo (debatido na tarefa colaborativa da aula-tema 2 e no capítulo 2 do livro-texto) para que se enfatize, novamente, sua importância.
Passo 3: Deve ser criado um fórum no ambiente de aprendizagem, onde serão apontados os resultados obtidos por meio da realização do Passo 2.
Passo 4: A equipe deve realizar pesquisas e apontamentos sobre alguns dos principais valores, normas e costumes brasileiros, enfatizando como estes podem variar a partir dos grupos sociais que se encontram nesta sociedade. Imagens podem ser também pesquisadas. Lembrem-se de indicar as fontes de consulta.
Passo 5: É preciso deixar registrado o que se produziu por meio desta tarefa, a fim de que os resultados obtidos possam ser utilizados na composição do portfólio sobre a sociedade brasileira. Portanto, a equipe precisa organizar as considerações decorrentes do debate no fórum e os resultados da pesquisa no Passo 4, em

Relacionados

  • treinamento de cipamin
    83024 palavras | 333 páginas