vbctyyt

403 palavras 2 páginas
Ensaio de Slump
Introdução
O concreto apresenta dois estados no processo de aplicação: o fresco e o endurecido. A qualidade final de uma estrutura de concreto depende do controle de suas propriedades em ambos estados, mas o controle do concreto fresco é indispensável, pois este é fundamental à execução das estruturas e às propriedades da estrutura de concreto endurecido.
O principal ensaio realizado no concreto fresco é o Slump-Test ou Ensaio de Abatimento do Tronco de Cone, que mede a consistência e a fluidez do material, permitindo que se controle a uniformidade do concreto. Se a dosagem foi realizada da forma correta, a constância do abatimento vai indicar a uniformidade da trabalhabilidade.
No Brasil, este ensaio é regulamentado pela NBR-NM67 (1998) – Determinação da Consistência pelo Abatimento do Tronco.
Considerando as especificações dos concretos utilizados na construção civil o Slump-Test é muito útil para o controle da qualidade do concreto no estado fresco. No entanto, é preciso ter a garantia que o concreto foi dosado adequadamente e que a trabalhabilidade foi verificada durante o seu preparo.
Material Ultilizado
Placa metálica
Molde em forma de cone
Régua
Espátula de aço em formato triangular

Agregados Ultilizados
Cimento:CP2Z32RS
Areia: 7 Kg
Brita:10.5Kg
Agua : 1,93L
Quando o concreto estava totalmente misturado, ele foi colocado em um recipiente próprio para utilização no Slump-Test seguindo os seguintes passos:
1 – Colocamos o molde em forma de cone sobre a placa metálica de base. Uma das componentes do grupo fixou a forma com os pés, apoiando-se sobre as aletas do suporte e preenchemos 1/3 do molde com uma camada de concreto e demos 25 golpes de haste em forma de espiral até o centro.
2 - Preenchemos 2/3 do molde e novamente demos 25 golpes de haste.
3 – Completamos totalmente o molde com a 3° camada de concreto e realizamos o adensamento (25 golpes de haste).
4 – Removemos o excesso de concreto, rolando a haste de socamento

Relacionados