vazquez123

1384 palavras 6 páginas
De onde vem o alumínio
Processo que da origem ao alumínio
Onde é utilizado
Reciclagem

1º R Meio Ambiente Nomes: Felippe Vazquez Esposito Tamires Golçalvez Gisleide Araujo Isabela Macedo Giovani Ferreira

Sumário

Página 3. De onde vem o alumínio
Página 3. Processo para se obter o alumínio
Página 5. Onde o alumínio é utilizado
Página 5. Reciclagem
Página 6. Curiosidades
Página 7. Bibliografia

De onde vem o Alumínio?

O alumínio é obtido a partir de um minério chamado bauxita, descoberto na cidade francesa de Lês Baux. Para fabricá-lo é preciso separar os elementos que compõem a bauxita da alumina, um pó branco e fino, semelhante ao açúcar. Chega-se à alumina por meio de um processo de refinação.
Só depois de uma série de processos químicos (moagem, filtragem, calcinação e eletrólise) surge o alumínio, velho conhecido da humanidade. Há registros de que nos primeiros anos da Era Cristã sábios romanos fizeram menção ao uso do alumen, composto de alumínio, como remédio, o que seria hoje o sulfato de alumínio. Mas devemos ao inglês Humphrey Davy e ao dinamarquês Hans Christian Oersted as primeiras descobertas de como isolar o alumínio e extraí-lo com eficiência da bauxita. Processo para se obter o alumínio

Processo Bayer
O alumínio é produzido, basicamente, a partir da bauxita. Trata-se de um processo de produção difícil, pois exige muita energia elétrica. A bauxita de cor marrom-avermelhada deve sofrer um processo de purificação para que se possa extrair a alumina (Al2O3) de outras substâncias, como, por exemplo, o óxido de ferro 3 (Fe2O3). Para tanto, pode-se utilizar o processo Bayer, apresentado esquematicamente a seguir:
Figura 1 - Processo Bayer

Fonte: www.materia.coppe.ufrj.br.
O estágio inicial, denominado digestão, envolve, num primeiro momento, a moagem da bauxita, seguida

Relacionados

  • Monografia UFG
    29951 palavras | 120 páginas
  • Etica
    40939 palavras | 164 páginas