vasos de pressao

Páginas: 7 (1641 palavras) Publicado: 16 de novembro de 2014
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS - UNISINOS
UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA


Guilherme Bosco Rossoni Gomes











VASOS DE PRESSÃO












São Leopoldo
2014





GUILHERME BOSCO ROSSONI GOMES











VASOS DE PRESSÃO


Projeto de Pesquisa apresentado como requisito parcial para obtenção do títulode Graduado, pelo Curso de Engenharia Mecânica da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Orientador: Prof. NEDERSON DA SILVA KOEHLER







São Leopoldo
2014
LISTA DE TABELAS
Tabela 1: Resultado dos matérias com base na formula de espessura mínima para casco cilíndrico. 15




sumário
1. INTRODUÇÃo 5
1.1 Objetivos 5
1.2 Objetivos específicos 5
1.3 Metodologia 52. Vaso de pressão 6
2.1 TIPOS DE VASOS DE PRESSÃO 6
2.1.1 Vasos Cilíndricos 6
Fonte: João 2012 7
2.1.2 Vasos Horizontais 7
2.1.3 Vasos Inclinados 7
2.1.4 Vasos Verticais 8
Fonte: João 2012 8
2.1.5 Vasos Esféricos 9
Fonte: João 2012 9
2.2 DIMENSIONAMENTOS DOS TAMPOS 9
3. METODOLOGIA 10
4 DADOS do trabalho 10
4.2 Materiais Utilizados: 11
4.1 Tampos utilizados 11
5. Casco CilÍndrico11
6. cálculo dos tampos 12
6.1 Tampo plano 12
6.2 Tampos esféricos 13
6.3 Tampo elíptico 14
4. RESULTADOS 15
5. CONCLUSÃO 16
REFERÊNCIAS 17




1. INTRODUÇÃo
O nome vaso de designa genericamente todos os recipientes estanques, de qualquer tipo, dimensões, formato ou finalidade, capaz de conter um fluido pressurizado. Dentro de uma definição tão abrangente inclui-se uma enormevariedade de equipamentos, desde uma simples panela de pressão de cozinha até os mais sofisticados reatores nucleares.
1.1 Objetivos
Neste trabalho iremos abordar os vasos de pressão, suas características, finalidades e dimensionamentos com diferentes tipos de tampos e utilizando casco cilíndrico.
1.2 Objetivos específicos
O trabalho tem como finalidade demonstrar os resultados, com base nos cálculosde casco cilíndrico e dos tampos (planos, esféricos e elípticos) a espessura mínima de cada um e aplicando também os materiais SA 36, 414 e 516.
1.3 Metodologia
O método utilizado neste trabalho foi a pesquisa de características de vasos de pressão e tampos específicos, suas finalidades e aplicações. A partir das conclusões e definições encontradas utilizamos de cálculos para saber a espessuramínima que cada tampo e vasos teriam de acordo com os materiais SA 36, 414 e 516.


2. Vaso de pressão
O nome vaso de designa genericamente todos os recipientes estanques, de qualquer tipo, dimensões, formato ou finalidade, capaz de conter um fluido pressurizado. Dentro de uma definição tão abrangente inclui-se uma enorme variedade de equipamentos, desde uma simples panela de pressão decozinha até os mais sofisticados reatores nucleares.
Os vasos de pressão são todos os reservatórios destinados ao armazenamento de processamento de líquidos e gases sob pressão ou sujeitos a vácuo total ou parcial, eles tem como condições distintas o armazenamento sob pressão de gases, no quais sob um uma pressão podem reservar um grande peso de gases.
A acumulação intermediaria de líquidos também euma condição que os vasos de pressão possuem no qual ocorre em um sistema onde é necessária a armazenagem de líquidos ou gases entre etapas de um mesmo processo ou entre processos diversos e o processamento de transformações de líquidos e gases que precisam ser feitos sob pressão são condições que o vaso de pressão possui.
2.1 TIPOS DE VASOS DE PRESSÃO
De acordo com o livro “Vasos de Pressão”,pagina 7 (Silva Telles, 1990):
“O casco dos vasos de pressão tem sempre o formato de uma superfície de revolução. Quase todos os vasos, com raras exceções têm o casco com uma das três formas básicas: cilíndrica, cônica e esférica, ou combinações dessas formas.”
As posições dos vasos de pressão variam de acordo com sua finalidade, podem ser horizontais, verticais, inclinado ou esféricos.
2.1.1...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Vasos de pressão
  • Vasos de Pressão
  • Vasos de Pressao
  • Vasos de pressão
  • Vasos de pressão
  • Vasos de pressão
  • vasos de pressao
  • Vasos de pressao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!