Vasos Comunicantes

Páginas: 4 (822 palavras) Publicado: 20 de agosto de 2014
2014 Estácio de Sá
Niterói
Física experimental II


Vasos Comunicantes





Código
turma

Engenharia Elétrica
Universidade Estácio de Sá, Niterói RJ Número de matrícula:Professor: Altivo Monteiro; Física experimental II


RESUMO

Este experimento foi realizado em sala de aula com o objetivo de comprovar o princípio de Pascal, que diz que o acréscimo de pressãoproduzido num líquido em equilíbrio transmite-se integralmente a todos os pontos do líquido. Essa comprovação foi feita através do experimento dos Vasos Comunicantes.



⦁ INTRODUÇÃO

Ahidrostática, também chamada estática dos fluidos e a parte da física que estuda as forças exercidas sobre fluidos em repouso. Aplicar uma força num determinado ponto do fluido não provoca o seu movimento (ou departe significativa dele). Para deslocarmos o fluido devemos “diluir” a força, aplicando-a sobre certa área do fluido, distribuindo a ação. Essa distribuição da força numa área A é o que denominamospressão.
Neste experimento iremos observar o funcionamento da teoria dos Vasos Comunicantes, relacionando a pressão atmosférica X pressão nos líquidos. A Teoria dos Vasos comunicantes pode sercomprovada através de um instrumento que possui 2 (dois) ou mais recipientes que se comunicam, coloca-se um líquido dentro deste recipiente, então, ele se distribuirá igualmente para os demais. Como os vasosse comunicam, não importa a capacidade de cada vaso ou sua inclinação, considerando abertos, e sem interferências, encontra-se o mesmo nível de líquido em todos os vasos.



2. FUNDAMENTAÇÃOTEÓRICA

O físico italiano Evangelista Torricelli (1608 – 1647), demonstrou que a pressão atmosférica ao nível do mar é igual à pressão exercida por uma coluna de 76 cm de altura. Ele pegou um tubo devidro grande, com uma das pontas fechadas, e encheu esse tubo até a boca de mercúrio. Depois, resolveu tampar a outra ponta do tubo, colocando-a em uma bacia cheia de mercúrio. Com isso ele soltou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • vasos comunicantes
  • Vasos Comunicantes
  • Vasos comunicantes
  • vasos comunicantes
  • vasos comunicantes
  • Vasos comunicantes
  • Vasos comunicantes
  • vasos comunicantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!