vasconcellos respostas cap_12_13_14

1970 palavras 8 páginas
1 – Defina taxa de cambio, regime de câmbio fixo, regime de câmbio flutuante e flutuação suja.
Taxa de cambio:
Quando dois países mantêm relações econômicas entre si, entram necessariamente em jogo duas moedas, exigindo que se fixe a relação de troca entre ambas. A taxa de câmbio é a medida de conversão da moeda nacional em moeda de outros países. Pode, também, ser definida como o preço da moeda estrangeira (divisa) em termos da moeda nacional. Assim, 1 dólar pode custar 0,97 real, 1 libra pode custar 1,27 real etc.

regime de câmbio fixo:
O banco central fixa antecipadamente a taxa de cambio, com a qual o mercado deve operar.

regime de câmbio flutuante:
A taxa de câmbio é determinada pelo mercado, através da oferta e da demanda de moeda estrangeira. Na verdade, em quase todos os países o Banco Central é o principal agente tanto na compra como na venda de divisas, o que lhe permite praticamente manter a taxa de cambio nos níveis em que ele deseja. Esse fato também é chamado de flutuação suja, ou dirty floating.

2- Do que trata a teoria das vantagens comparativas?

O Princípio das Vantagens Comparativas sugere que cada país deva se especializar na produção daquela mercadoria em que é relativamente mais eficiente (ou que tenha um custo relativamente menor). Esta será, portanto, a mercadoria a ser exportada. Por outro lado, esse mesmo país deverá importar aqueles bens cuja produção implicar um custo relativamente maior (cuja produção é relativamente menos eficiente). Desse modo, explica-se a especialização dos países na produção de bens diferentes, a partir da qual se concretiza o processo de troca entre eles.

3- Conceitue Inflação, inflação de demanda e inflação de custos, relacionando os respectivos fatores que as provocam.
A inflação é definida como um aumento persistente e generalizado no índice de preços, ou seja, os movimentos inflacionários são aumentos contínuos de preços, e não podem ser confundidos com altas esporádicas de preços,

Relacionados