vas, oq é isso

Páginas: 98 (24433 palavras) Publicado: 22 de agosto de 2013
Cabos submetidos à tração dinâmica
Cabos submetidos à tração dinâmica
sua composição e o tipo de alma.
As pernas dos cabos podem ser fabricadas em uma, duas ou mais operações, conforme sua composição. Nos primórdios da fabricação de cabos de aço as composições usuais dos arames nas pernas eram as que envolviam várias operações, com arames do mesmo diâmetro, tais como: 1 + 6/12 (2 operações) ou1 + 6/12/18 (3 operações). Assim eram torcidos primeiramente 6 arames em volta de um arame central. Posteriormente, em nova passagem, o núcleo 1 + 6 arames era coberto com 12 arames. Esta nova camada tem por força um passo (distância em que um arame dá uma volta completa – Figura 3) diferente do passo do núcleo, o que ocasiona um cruzamento com arames internos, e o mesmo se repete ao se dar novacobertura dos 12 arames com mais 18, para o caso da fabricação de pernas de 37 arames.


Figura 3 - Esquema de um cabo formado em 2 operações (1+6/12 ou cabo de 6 por 19)

Quando a perna é construída em várias operações, os passos ficam diferentes no arame usado em cada camada. Figura 4 Essa diferença causa atrito durante o uso e, conseqüentemente, desgasta os fios.


Figura 4 –conceito de passo

Com o aperfeiçoamento das técnicas de fabricação, foram desenvolvidas máquinas e construções de cabos que nos possibilitam a confecção das pernas em uma única operação, sendo todas as camadas do mesmo passo. Assim surgiram as composições "Seale", "Filler" e "Warrington", formadas de arames de diferentes diâmetros. Estas composições conservam as vantagens das anteriores e eliminamsua principal desvantagem, ou seja, o desgaste interno ocasionado pelo atrito no cruzamento dos arames.
4. Tipos de distribuição dos fios nas pernas
Existem vários tipos de distribuição de fios nas camadas de cada perna do cabo. Os principais tipos de distribuição são:
4.1 Distribuição Seale
As camadas são alternadas em fios grossos e finos.
Figura 16 – Fixação do cabo de aço


• Olhal comsapatilha de proteção. Figura 17.

Figura 17 – Fixação do cabo de aço


• Olhal com estribo protetor. Figura 18.

Figura 18 – Fixação do cabo de aço

• Fixação por presilha rosqueadas. Neste caso, a distância y deve ser maior do que 1,5.x . Para cabos com diâmetros “até 5/8” usam-se três presilhas; acima disso, quatro ou mais. Pode–se usar também y = 6 x diâmetro do cabo. Exemploapresentados nas figuras 19 e 20.



Figura 19 – Fixação do cabo de aço


• Amarração por grampos ou clips.


Figura 20 – Alma do cabo de aço

*Medição do diâmetro: o diâmetro do cabo de aço é aquele da sua circunferência máxima. Figura 21.


Figura 21 – Medidas do cabo de aço
9. Dimensionamento
Para dimensionar cabos, calcula-se a resistência do material de fabricação aos esforçosa serem suportados por esses cabos. É necessário verificar o nível de resistência dos materiais à ruptura. Os tipos, características e resistência à tração dos cabos de aço são apresentados nos catálogos dos fabricantes.
Deve-se levar em consideração nesta etapa que, os cálculos teóricos são muito imprecisos, devido ao fato dos cabos estarem sujeitos a vários tipos de tensões, sendo que estasnormalmente não estão igualmente distribuídas, havendo uma grande discrepância entre os valores teóricos e os reais. A solução mais adequada para tal é a utilização das normas que facilitam a padronização e melhor aproveitamento na utilização dos cabos.

9.1 Especificação dos cabos
A tabela 1 apresenta valores referentes a resistência à tração em função do material do fio.

Tabela 1 –Resistência do fio de aço
Material do fio Resistência à tração
Aço comum (irom) 600 N/mm2
Aço para tração (traction Steel) 1200 a 1400 N/mm2
Aço M.P.S. ( Mild Plow Steel) 1400 a 1600 N/mm2
Aço P.S. (Plow Steel) 1600 a 1800 N/mm2
Aço I.P.S. (Improved Plow Steel) 1800 a 2000 N/mm2
Aço E.I.P.S. (Extra I,P,S.) 2000 a 2300 N/mm2

E, finalmente, na requisição devem constar o comprimento, diâmetro,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sou oq sou
  • para oq
  • va va
  • num sei oq
  • Afinal Oq
  • Oq e Filosofia
  • FILOSOFIA OQ?
  • oq é etnocentrismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!