Variação sazonal de carbono orgânico em campos cultivados e campos naturais na região de humaitá-am

3172 palavras 13 páginas
VARIAÇÃO SAZONAL DE CARBONO ORGÂNICO EM CAMPOS CULTIVADOS E CAMPOS NATURAIS NA REGIÃO DE HUMAITÁ-AM.
Jordana de Araújo Flôres(1); Luís Antônio Coutrim dos Santos(1); Heron Salazar Costa(2); Anne Relvas Pereira(3); Danielle Ivana Pereira dos Santos(3); Jonas Onis Pessoa(3); Jéssica Elen de Araújo Flôres(3).
(1),(3) Acadêmicos de Agronomia e do Curso de Engenharia Ambiental, Campus Vale do Rio Madeira - UFAM, Humaitá-AM, Cep: 69800-000, E-mail:jordana_flores@hotmail.com;(2)Professor do Colegiado de Engenharia Ambiental, Campus Vale do Rio Madeira, IEAA/UFAM, Humaitá-AM, Cep: 69800-000.

Resumo – O carbono é o principal constituinte da matéria orgânica do solo (MOS),considera-se que a MOS contém cerca de 58 % de C. O trabalho teve como objetivo quantificar o carbono orgânico total (COT) e determinar os atributos físicos do solo (porosidade total, textura e a densidade) e químicos (pH, teores de Cálcio e Magnésio disponíveis, Al trocável e acidez potencial) em camadas de 0 a 20 cm e 20 a 40 cm, sob campos cultivados (CC) e campos naturais(CN) no município de Humaitá-AM, amostrados na estação seca e na estação chuvosa. As analises foram realizadas no laboratório de solos do IEAA/UFAM, seguindo recomendações do manual da Embrapa. O alumínio trocável apresentou-se mais elevados para os solos de CN. A densidade do solo aumentou em profundidade em ambos os campos e épocas. Os resultados mostrar que existem grandes variações dos atributos físicos e químicos do solo quando são comparados os valores entre os CC e o CN. Os valores de COT e de MOS não apresentaram variação significativa entre os campos e entre as profundidades, mostrando assim que não apresentaram variação sazonal entre a época seca e a época chuvosa. Palavras-Chave: atributos físicos; atributos químicos; solos amazônicos; sazonalidade. INTRODUÇÃO O Carbono orgânico (CO) do solo provém, principalmente, da matéria orgânica do solo (MOS) (GATTO et al., 2009). De modo geral, considera-se que a MOS contém cerca

Relacionados

  • Engenharia da computacao
    76739 palavras | 307 páginas
  • Projeto RADAMBRASIL Bacias Hidrograficas Salvador
    146183 palavras | 585 páginas
  • V34suplemento
    343142 palavras | 1373 páginas