VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO PORTUGUÊS NORDESTINO: O preconceito e as alterações fonético-fonológica, semântico-lexical

5290 palavras 22 páginas
1

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO PORTUGUÊS NORDESTINO: O preconceito e as alterações fonético-fonológica, semântico-lexical

Ana Paula Silva Batista Valentim1
RESUMO
O presente analisa de que forma se dá a variação linguística no português nordestino a partir das alterações fonético-fonológica e semântico-lexical, destacando o preconceito linguístico e cultural que norteiam esta região. Para isso partiu-se inicialmente do conceito de Sociolinguística e variação para compreender os métodos ou o caráter social dos fatos linguísticos, bem como sua variabilidade, priorizando, no entanto a variação linguística no português do Brasil, em especial àquele falado no Nordeste do país.
Concluindo com o preconceito nordestino analisado através dos estigmas sociais, culturais e lingüísticos, a questão fonético-fonológica e semântico-lexical.
Palavras-chave: Sociolinguística; Variação; Nordestino; Preconceito; Fonéticofonológica; Semântico-lexical.
1

INTRODUÇÃO
Os seres humanos gostam de viver em grupos, que se forma devido há alguns

traços que fazem parte dos índices de pertencimento, como: valores, aparências, crenças, inclusive a língua. Apesar de falarmos a mesma língua, o português, o mesmo sofre variações: sociais, históricas, regionais e culturais.
A língua tem uma uniformidade, um padrão a ser seguido. As mudanças que ocorrem, sejam elas por qualquer motivo, são chamadas de variações lingüísticas. Essas variações decorrem de três fatores principais: època do falante, posição geográfica, grupo social, que podem ser chamadas, respectivamente, de variações histórias, variações geográficas e variações sócio-culturais. As variações não acontecem apenas no vocabulário, ocorrem também, com freqüência, nas normas gramaticais e na fonética das palavras.
Desta forma este artigo traça uma analise da variação linguística no nordeste, enfatizando as questões ligada ao preconceito e as alterações fonético-fonológica, semântico-lexical. 1

Graduada em

Relacionados