Variante , calculo e montagem de linhas aerias de alta tensão

2143 palavras 9 páginas
INTRODUÇÃO

Designa-se por linha, um circuito simples constituído por um certo numero de condutores adequado ao tipo de corrente a transmitir (corrente continua ou corrente alternada). Quando se fala em linha aeria de alta tensão trata-se de um circuito de corrente alternada polifásico, estando a linha suportada por poste ao longo do seu trajecto. Como, a maior parte do isolamento e feito pelo ar,as linhas eléctricas de alta tensão são de um modo geral o método mais barato para transmissão de energia a larga escala. Os postes que sustentam os condutores são geralmente metálicos ou de betão de acordo com os esforços que tem que e os condutores são em alumínio ou alumínio reforçado com aço.

São diversos os factores que condicionam o projecto de linhas aerias de alta tensão.Estes poderão ser de natureza electrica,mecanica,ambiental e economica.Em relação aos dois ultimos,e na generalidade dos casos dificil satisfazer plenamente nos dois dominios, no entanto e sempre objectivo atender aos dois factores justamente e e encontrar uma solução que apresente a melhor possivel neste problema multi-criterio.

Os factores mecanicos tem a ver com as forças mecanica resulltantes da aação utilizada, tipo de isoladores e numero de comnductores por fase.

Os factores mecanicos tem a ver com as forças mecanicas resultantes da acção dos agentes atmosferico (tenperatura,vento,gelo) nos elementos contituentes da linha e os pesos proprios desses elementos.

ELEMENTOS CONSTITUENTES DAS LINHAS

Os conductores a empregar nas linhas aerias deverão,regra geral,ser nus(sem isolamento),pois a experiencia tem demostrado que para tensões iguais ou superiores a 60kV, os conductores isolados nem sempre oferecem garantia quanto a sua inaltebilidade e acrescetando-se o facto de serem mais caros conclui-se que utilização não se justifica, excepto em circunstancias em que seja efectivamente aconcelhado,como em zonas muinto

Relacionados