Variabilidade humana

Páginas: 8 (1818 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
1. Introdução
No presente trabalho de investigação irá se abordar como o tema principal: A variabilidade humana, onde veremos a sua noção básica e outros assuntos relacionados com o tema. Para tal é preciso primeiro entendermos sobre as pessoas nas organizações.
Como já sabemos não existem organizações sem pessoas pois destas dependem a sua direcção, o controle, ou seja, fazê-las funcionar. Foineste contexto que a GRH cresceu e tomou forma e desenvolveu-se, para estudar as pessoas inseridas em uma organização.
Os especialistas em RH tem duas alternativas para estudá-las:
1 – Considerar pessoas como pessoas, dotadas de características próprias, de personalidade e de individualidade, aspirações, valores, atitudes, motivações e objetivos individuais;
2 – Considerar pessoas comorecursos dotadas de habilidades, capacidades, destrezas, conhecimentos e competências necessários para a tarefa organizacional
A moderna gestão de pessoas trata as pessoas como tais, isto é, como indivíduos.
Por exemplo: Nos tempos passados as pessoas eram tratadas como objectos e como recursos produtivos, quase da mesma forma como se fossem máquinas ou equipamentos de trabalho.

1.1 Objectivos
Otema têm como objectivos principais: mostrar a importância das pessoas no sucesso organizacional; entender as diferenças individuais a cognição e a percepção humanas; conhecer a diferente abordagem a motivação humana; compreender o processo da comunicação no comportamento humano.


1.2 Metodologia
A elaboração deste trabalho foi feita partindo de recolha de dados na biblioteca da UCM TETE,consulta de informações na internet e posterior compilação de brochuras, livros e manuais .
O trabalho está estruturado da seguinte maneira: introdução, objectivos gerais e específicos, metodologia, conceito geral, conclusão e referência bibliográfica.

2. Variabilidade Humana

Se não houvesse diferenças individuais e todas as pessoas fossem iguais e reunissem as mesmas condições individuaispara aprender e trabalhar, a seleção de pessoas seria totalmente desnecessária.
Acontece que a variabilidade humana é enorme: as diferenças individuais entre as pessoas, tanto no plano físico: estatura, peso, compleição física, força, acuidade visual e auditiva, resistência à fadiga, etc. Como no plano psicológico: temperamento, carácter, inteligência, aptidões, habilidades mentais etc. Levam aspessoas a se comportar diferentemente, a perceber e a se desempenhar diferentemente, com maior ou menor sucesso, nas organizações.
As pessoas diferem entre si tanto na capacidade para aprender uma tarefa como na maneira de executá-la após a aprendizagem. A estimação apriorística dessas duas variáveis, tempo de aprendizagem e nível de execução é um aspecto importante da seleção de pessoal. Quandocompleto, o processo selectivo deve fornecer não somente um diagnóstico actual, mas principalmente um prognóstico futuro a respeito dessas duas variáveis. Não apenas uma idéia actual, mas uma projeção de como a aprendizagem e a execução se situarão no longo prazo.

3. Factores internos e externos que influênciam o comportamento humano

Como cada pessoa é um fenômeno multidimensional sujeito ainfluências de uma enormidade de variáveis ambientais.
Portanto o comportamento humano é afetado por dois conjuntos de factores:
• Factores externos: Decorrentes do ambiente que o envolve, isto é, das características organizacionais, como a cultura, estrutura, sistemas de recompensas, políticas e procedimentos.
• Factores internos: Como suas características de personalidade, como aprendizagem,percepção, cognição e motivação).

Vamos analisar então, inicialmente os factores internos:

3.1.Percepção
Envolve o conhecimento e a interpretação dos objectos, das situações, dos símbolos e das pessoas de acordo com experiências anteriores. Este processo diferem de indivíduos para indivíduo, dependendo dos critérios que cada um utiliza para selecionar os estímulos.
A percepção significa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Interpretação genética da variabilidade humana
  • Variabilidade
  • Variabilidade
  • Variabilidade Genetica
  • Variabilidade genetica
  • Variabilidade Genética
  • Variabilidade de demanda
  • Variabilidade genética

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!