VARIAÇÕES MACROECONÔMICAS

Páginas: 6 (1363 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
 VARIAÇÕES MACROECON ÔMICAS
O conceito de mercado relevante é fundamental para a determinação do preço e do volume de produção. Um mercado relevante é um grupo de agentes econômicos(pessoas e/ou empresas) que interagem entre si, em um relacionamento comprador-vendedor. Essa interação resulta em transações entre o lado da demanda(comprador) e o lado da oferta(vendedor).Os mercados são ponto focal para atividade econômica. Devido ao seu desempenhado na determinação dos preços e na alocação de recursos em uma economia competitiva.
As modificações nas estruturas de mercado ao longo do tempo possuem implicações importantes para a determinação de níveis de preços, estabilidade de preços, eficiência da alocação de recursos, progresso tecnológico e a possibilidade derentabilidade sustentável nesses mercados.
para definir os rumos que o negócio irá tomar, o empresário precisa ficar atento para as oscilações da economia nacional e mundial.(variações macroeconômicas), se há movimento na economia, ele pode chegar até as finanças do negócio..
A macroeconomia é o estudo da economia por suas variáveis como um todo, seu objetivo é explicar as mudanças econômicasque afetam muitas famílias, empresas e mercados simultaneamente, no cotidiano.
Existem três formas pelas quais se pode medir a atividade econômica de um país. Produção , despesa, e renda
produção, produto interno bruto(PIB) que é a soma da produção de todos os bens e serviços gerados em um país.
despesa(o lado da demanda dos agentes que compram a produção)
renda(o lado da remuneração dosfatores que participam da produção).
toda empresa está amarrada a um grande segmento. "Uma loja de roupas está diretamente ligada ao setor têxtil, da agricultura ao varejo". Por isso, o pequeno empresário que compra insumos e vende produtos tem que, sim, observar a inflação. Mas também tem que atentar para índices setoriais, incluindo a inflação setorial
O ponto de partida é, portanto, identificarquais são as variáveis econômicas que afetam, de maneira direta ou indireta o desempenho da empresa, e buscar as fontes de informações adequadas.
Fica então patente a necessidade de medidas que previnam as empresas
contra seus efeitos maléficos e levem ao aproveitamento eficaz dos eventuais
efeitos benéficos.


A inflação.
Inflação pode ser definida como uma condição de contínuo aumento depreços; Isso pode modificar a configuração do mercado consumidor, alterando a lucratividade das empresas. Muitos consumidores não podem pagar tais preços. Logo, as vendas diminuem e o lucro também. Uma solução pode ser uma análise de custo de produção. Uma redução desses custos pode fazer com que o preço diminua, e haja uma perda menor de consumidores.
Os administradores tem que se preocupar com ainflação, pois a probabilidade de ocorrência deste fenômeno é quase
certa.
O primeiro passo na definição destas medidas é a conhecimento das
possíveis causas da inflação.
Podemos dividir inicialmente as
teorias sobre as causas da inflação em dois grandes : inflação de demanda e
inflação de custos.
A teoria que afirma que a inflação é gerada pela demanda a vê como um
aumento de preçosdevido a uma elevação na demanda de bens e serviços.
(quando o volume de recursos nas mãos dos consumidores e investidores
excede suas necessidades, eles começam a gastar). Estes gastos levam à
elevação dos preços até o ponto em que voltamos ao equilíbrio.
Já a teoria que afirma que a inflação é gerada pelos custos a vê comoInflação de Custos.É associada à inflação de oferta. O nível da demandapermanece e os custos aumentam. Com o aumento dos custos ocorre uma retração da produção fazendo com que os preços de mercado também sofram aumento. As causas mais comuns da inflação de custos são: os aumentos salariais fazem com que o custo unitário de um bem ou serviço aumente; o aumento do custo de matéria-prima que provoca um super aumento nos custos da produção, fazendo com que o custo final...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Macroeconomica
  • Macroeconômica
  • VARIAÇÕES
  • variações
  • Variaçoes
  • Variações
  • Analise Macroeconomica
  • politica macroeconomica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!