Variações linguisticas

Páginas: 11 (2555 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
3
1-INTRODUÇÃO
O presente trabalho de pesquisa sobre a LINGUAGEM: DA INFORMALIDADE AO PURISMO DA LÍNGUA - UMA VIAGEM PELOS BRASIS. Tem como objetivo dar visibilidade aos estudos da linguagem e da lingüística conforme alguns teóricos e lingüísticos da nossa época, no desenvolvimento desta pesquisa procuramos nos aprofundar nas variedades lingüísticas com o propósito de mostrar as várias formasde expressão das variações lingüística histórica, sociais, culturais e ambientais.
De inicio abordaremos a linguagem, língua, fala signo lingüístico.
A linguagem na teoria gerativista é uma capacidade inata ao ser humano. O homem possui em seu aparato genético alguma coisa como uma faculdade da língua alocada no cérebro humano, já para (SAUSSURE), “a linguagem é a soma da língua mais afala”. Linguagem=língua+fala
Porem é possível perceber, pela equação que a língua não se confunde com a linguagem, é apenas uma parte determinada e essencial dela. Não se confunde também com a fala, apesar de terem em comum o fato de serem componentes da linguagem humana.
A língua é um produto social da faculdade de linguagem e um conjunto de convenções necessárias, adotadas pelo corpo social parapermitir o exercício dessa faculdade no individuo, ela é de natureza social, por se tratar de um conhecimento convencional, partilhado pela comunidade lingüística que fala de uma determinada língua, portanto ela é de natureza psíquica e social.
A fala, diferentemente, é de natureza individual: trata-se de uma parcela da língua, selecionada por um falante para seus propósitos individuais decomunicação em uma situação concreta especifica. A fala constitui, pois uma função do falante: é ele que, em um ato individual de vontade, exprime seu pensamento pessoal por meio das combinações pelas as quais realiza o código da língua.
O Signo lingüístico outra definição de língua apresentada é a de que a “língua é um sistema de signos que exprimem idéias” (SAUSSURE, 2006,p.24). O signo lingüístico temduas características: o caráter arbitrário do signo lingüístico; e a linearidade do significante.
A distinção entre linguagem, língua, fala. A linguagem é uma capacidade que o homem tem de comunicar com seus semelhantes por meio de signos verbais. Dessa forma, este trabalho, tenta atender seus objetivos nessa pesquisa para contribuir e ampliar as formas de ensino-aprendizagem de boaqualidade.

4
2- DESENVOLVIMENTO

I-CAUSAS HISTÓRICAS PARA OS DIFERENTES FALARES DO POVO BRASILEIRO
Na primeira parte da pesquisa, abordaremos que a variação histórica acontece ao longo de um determinado período de tempo, pode ser identificada ao se comparar dois estados de uma língua. Aolermos alguns textos, na íntegra, do século XVII e XVIII nos deparamos com registros lingüísticos que diferem com os de hoje. Alguns termos se tornaram obsoletos outros permaneceram, mas com algumas alterações. Como exemplo, citamos o desuso de expressões com mesóclise: constatamos sua estranheza quando alguém lê trechos bíblicos com uma linguagem mais antiga. Os ouvintes tendem a demonstrar falta defamiliaridade com esses termos, porém, apesar disto, muitas vezes concebem o teor de entendimento; uma vez que incoerências locais não destituem do texto a coerência.

As manifestações que se operam no sistema lingüístico sempre têm origem nas necessidades expressivas. O processo de mudança é gradual, não acontece de repente. Uma variante inicialmente utilizada por um grupo restrito defalantes passa a ser adotada por indivíduos socialmente mais expressivos e ao cair em uso torna-se uma norma; a partir daí, temos uma variante como verdade. O novo pode se sobrepuser ao antigo, assim como os arcaísmos podem se tornar presentes ou por fixar-se na fala popular – PRADO MENDES (2000) ao analisar a ausência de artigo definido diante de nomes próprios em algumas regiões mineiras...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Variações linguisticas
  • Variaçoes linguisticas
  • Variações linguistica
  • Variações linguísticas
  • Variações linguisticas
  • Variações linguísticas
  • Variações linguísticas
  • Variações Linguisticas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!