Variações linguisticas

Páginas: 18 (4391 palavras) Publicado: 18 de maio de 2012
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA

Índice

Introdução .................................................................. 03

Significado de Variação Linguística .............................. 04

Tipos de Variações lingüísticas .................................... 06

Variações Geográficas ................................................ 08

VariaçõesSociais........................................................ 09

Variações Culturais......................................................10

Variações Regionais....................................................11

Históricos....................................................................11

Conclusão...................................................................17Bibliografias.................................................................18

Anexos........................................................................19
Introdução

O presente trabalho tem como objetivo nos revelar que a variação linguística está presente no nosso dia-a-dia. Dentro de um mesmo país, inclusive no Brasil, ela possui muitos dialetos e línguas dentro da oficial, sendo que a língua não é indivisível.
Uma variação éutilizada em diferentes regiões de um mesmo país referindo-se ao espaço geográfico, a outra variação ocorre em diferentes grupos sociais existentes no mesmo.
Cada região e cada grupo sociocultural têm seus falares, e logicamente tem suas variações linguísticas de região para região. Isso nos revela o grau de instrução do indivíduo, como também a sua idade e região (Estado) onde vive.
O regionalismo noBrasil é muito diferenciado, temos cultura do mundo inteiro, povos também a base dos estrangeiros no Brasil são: os brancos dos europeus, o negro da África e o nativo do Brasil, os índios que aqui já moravam quando os portugueses chegaram.
Devido ao fato de a povoação do Brasil ter ocorrido em regiões distintas e distantes entre si (litoral nordestino, litoral fluminense e interior mineiro, porexemplo), o traço cultural de cada região influenciou o próprio desenvolvimento idiomático do português ao longo da história.
Em cada região brasileira a língua portuguesa sofreu diferente influencias cultural, e por isso incorporou diferentes formas de expressão, o que aos poucos deu origens a diferentes dialetos, diferentes modos de expressar ou representar uma mesma idéia ou história, um mesmosentimento ou conceito.









O que significa variação linguística?








"Ora, a linguagem é, eminentemente, um fato social. Tem-se, freqüentemente, repetido que as línguas não existem fora dos sujeitos que as falam, e, em conseqüência disto, não há razões para lhes atribuir uma existência autônoma, um ser particular".
Falar de língua e não falar de variação linguísticaseria como falar de Filosofia sem falar do pensamento; seria como falar do Sistema solar sem falar do Sol... É impossível conceber um sem o outro.
A Língua Portuguesa, sobretudo no Brasil, é dotada de uma variação sem tamanho, uma vez que a língua é um fato social e o falante, portanto, tem autonomia no uso da língua. A variação lingüística do português brasileiro deve-se a uma porção de fatoresexternos à língua, como, por exemplo, os seguintes aspectos: classe social; idade; sexo e contexto social, formando uma enorme diversidade nacional. O individuo apresenta essas características no uso da língua de forma natural, segundo sua experiência e cultura e, ainda, segundo o meio no qual está inserido.
A variação linguística é uma temática para estudos e pesquisas que buscam mostrar averdadeira identidade sócio-cultural do falante. A análise da variação de uma língua é feita sem valores pejorativos, pois o objetivo é tão somente descrever o uso da língua pela sociedade.
Diferentemente como pensa a Gramática Tradicional, que pressupõe uma homogeneidade da língua, uma unificação da fala – pura falácia normativa – pois, nunca vai existir uma língua falada unívoca; como não há um só...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Variações linguisticas
  • Variaçoes linguisticas
  • Variações linguistica
  • Variações linguísticas
  • Variações linguisticas
  • Variações linguísticas
  • Variações linguísticas
  • Variações Linguisticas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!