Variações diatópica e diastrática

Páginas: 3 (694 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
SUMÁRIO
CAPA 1
FOLHA DE ROSTO 2
SUMÁRIO 3
ANÁLISE 4
Exemplos: Variações Diatópicas e Diastráticas 5
CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS 7


ANÁLISE
A língua é, sem dúvida, o código mais complexo queutilizamos para nos comunicar. Pois, a maneira como falamos pode variar de acordo com as circunstâncias, com o grupo social a que pertencemos, com a região em que vivemos, em fim, diversos fatorespodem influenciar, pois a comunicação não é um processo mecânico, em que uma informação simplesmente é transmitida de uma pessoa a outra. A comunicação está inserida num contexto maior - a sociedade, acultura e os valores da qual faz parte.
Visto que, é importante que façamos, um rápido estudo sobre as relações existentes entre, a sociedade e a cultura das região do país, a fim de definirmos se sãovariações Diatópicas ou Diastráticas.
Ao se estudar a língua e os contextos socioculturais em que ela ocorre, a maneira como falamos pode variar de acordo com as circunstâncias, então, notamoselementos básicos, e, muitas vezes, determinantes de suas variações, explicando e justificando fatos que apenas linguisticamente seriam difíceis ou até impossíveis de serem determinados, pois, no dizer deBARBOSA (1981:158): “Língua, sociedade e cultura são indissociáveis, interagem continuamente, constituem, na verdade, um único processo complexo[...]”.
No caso específico do léxico, esta afirmação éainda mais verdadeira, pois, toda a visão de mundo, a Ideologia, os Sistemas de Valores e as Práticas Socioculturais das Comunidades Humanas são refletidos em seu léxico. Portanto para se apreender,compreender, descrever e explicar a “visão de mundo” de um grupo sócio-linguístico-cultural, ou de um grupo de especialistas ou profissionais, o objeto de estudo principal são as unidades lexicais esuas relações em contextos.
Visto que, o léxico (dicionário, vocabulário, glossário), enquanto descrição de uma cultura, está no seio da sociedade, reflete a ideologia dominante, mas também, as lutas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Variações linguisticas: diatópicas e diastrática
  • Variações diatópicas e diastráticas
  • Variações linguísticas: as influências das variações diatópicas e diastráticas em nosso dia a dia
  • Variação diatópica e diastrática.
  • Variação linguística diatópica e diastrática
  • VARIAÇÕES LINGÜÍSTICAS VARIACÃO DIASTRÁTICA E VARIAÇÃO DISTÓPICA
  • VARIAÇÕES
  • variações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!