Variações de cores em indicadores alternativos com a mudança de pH

Páginas: 6 (1313 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2013

RELATÓRIO DE AULA LABORATORIAL
Curso: Engenharia Ambiental
Disciplina: Bioquímica Turma: 11















Variações de cores em indicadores alternativos com a mudança de pH
















UBERLÂNDIA-MG

2012




1. INTRODUÇÃO
Os primeiros químicos aplicavam o termo ácido a substâncias que tem sabor azedo acentuado e as soluções em água dassubstâncias básicas eram reconhecidas pelo gosto de sabão. Felizmente, hoje, existem maneiras menos perigosas de reconhecer ácidos e bases como, por exemplo, através da utilização de indicadores. (ATKINS, et al, 2006).
Indicadores são substâncias que mudam de cor na presença de íons H+ e OH- livres em uma solução, e justamente por esta propriedade são usados para indicar o pH, ou seja, como o próprionome já diz, os indicadores indicam se uma solução é ácida ou básica.
O uso de indicadores de pH é uma prática bem antiga que foi introduzida no século XVII por Robert Boyle.
Boyle preparou um licor de violeta e observou que o extrato desta flor tornava-se vermelho em solução ácida e verde em solução básica. Gotejando o licor de violeta sobre um papel branco e, em seguida, algumas gotas devinagre, observou-se que o papel tornava-se vermelho. Assim foram obtidos os primeiros indicadores de pH em ambas as formas: solução e papel.
Durante o século XVIII, notou-se que nem todos os indicadores apresentavam as mesmas mudanças de cor. Em 1775, Bergman escreveu que extratos de plantas azuis são mais sensíveis aos ácidos, ou seja, possuem uma variação gradual de cor, que pode diferenciar ácidosfortes de fracos. Por exemplo, ácido nítrico torna o extrato vermelho, já o vinagre não. E quando se trabalha com extrato de limos, esta mudança gradual de cor para ácidos de diferentes forças não é observada.
Em 1767, Willian Lewis usou, pela primeira vez, extratos de plantas para a determinação do ponto final em titulações de neutralização. Antes disso, os extratos obtidos a partir de diversasespécies de plantas só tinham aplicação para a análise qualitativa de águas minerais mencionadas por Boyle, Lorden e Duclos.
Em 1835, Marquat, realizando estudos com diversas espécies vegetais, propôs o termo antocianinas (do grego: anthos= flores; kianos = azul) para se referir aos pigmentos azuis encontrados em flores.
Somente no início do século XX, Willstätter e Robinson relacionaram asantocianinas como sendo os pigmentos responsáveis pela coloração de diversas flores e que seus extratos apresentavam cores que variavam em função da acidez ou alcalinidade do meio. Foi notado que as antocianinas possuem coloração avermelhada em meio ácido, violeta em meio neutro e azul em condições alcalinas. Este estudo explicou as mudanças de cores de extratos vegetais observadas por Boyle.
Escalade pH
Para saber o quanto o meio é ácido ou básico (alcalino), quanto maior a quantidade de H+, menor o pH e mais ácido o meio. Quanto menor a quantidade de H+, maior o pH e maior o caráter básico do meio.
A escala varia de 0 a 14 sendo que:
pH7 meio básico
Existem substâncias chamadas indicadoras ácido-base, que mudam de cor dependendo de o meio ser ácido ou básico.


2- OBJETIVO
Testar aacidez e a alcalinidade de algumas substâncias utilizando indicadores alternativos.


3- MATERIAIS E MÉTODOS
3.1 Materiais Utilizados
Tubos de ensaio
Béquer
Espátula
Bastão de vidro
Obs: não utilizamos a bureta, pois a mesma estava entupida.

3.2 Reagentes Utilizados
Suco de Repolho Roxo
NaOH 2,0 mol
NaOH 0,1 mol
Vinagre
HCl 0,1 mol
HCl 2,0 mol
Suco de limão
NH4OH
Sabão embarra

4- PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
1 – Cortaram-se alguns pedaços de repolho roxo, e colocou-os em um béquer de 500mL. Acrescentou-se aproximadamente 250mL de água e deixou ferver até a total extração da coloração roxa. Deixou-se esfriar e filtrou a mistura. Em seguida transferiu todo filtrado para uma bureta. Esse será o extrato de repolho roxo para explorar ácidos e bases. (obs: essa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Indicadores de pH
  • Indicador de Ph
  • Ph e indicadores
  • Indicador de ph
  • indicador de pH
  • Indicadores de ph
  • indicador ph
  • PH e Indicadores

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!