Variação

Páginas: 2 (322 palavras) Publicado: 30 de novembro de 2013
Níveis e tipos de variação linguística
.
Fernando Tarallo adota a definição de língua como um sistema convencional adquirido pelos indivíduos durante o convívio social, e,portanto, sujeito a variações de ordem fonológica, morfossintática, estilística e/ou semântica.
A língua então difere por inúmeras variações. Em textos especializados, aclassificação da variação linguística fica como:
Variação diatópica – ou variação regional, verificada através da comparação entre os modos de falar de lugares diferentes, ouseja, as diferenças de vocabulário e de estrutura sintática entre regiões. Essass diferenças linguísticas regionais são graduais, não necessariamente, coincidindo com as fronteirasgeográficas.

Variação diastrática – a que se verifica através da comparação entre os modos de falar de diferentes classes sociais. Está relacionado com fatores, como: aidade, o nível socioeconômico, o grau de educação, o gênero do indivíduo. São variações que ocorrem em virtude da convivência entre grupos sociais.
Variação diafásica – a que severifica entre os modos de falar de um indivíduo de acordo com o grau de monitoramento mediante a interação verbal. São variações que se estabelecem em função do contextocomunicativo, por exemplo, em determinadas situações ocorre variação linguística a um mesmo indivíduo, devido a diversas ocasiões onde se determina a maneira como irá se comunicar,podendo ser formal ou informal.
Variação diagenérica – a que se verifica entre os gêneros diferentes. Diferença no falar do homem e no falar da mulher, que vai além do timbreou ritmo da voz.
Variação diacrônica – a que se investiga ao se comparar uma língua em diferentes etapas da história, as mudanças que ocorre na língua em detrimento ao tempo.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • variação
  • Variação
  • variação
  • variação
  • Variação
  • variação
  • VARIAÇÃO LINGUISTICA
  • variação linguísticas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!