Variação

Páginas: 3 (683 palavras) Publicado: 2 de novembro de 2013
Variação diatópica é a variação relacionada com fatores geográficos (pronúncia diferente, diferentes palavras para designar as mesmas realidades ou conceitos, expressões ou construções frásicaspróprias de uma região) e que corresponde ao lugar em que o indivíduo nasceu ou no qual vive há bastante.
Uma das variantes é o “r” retroflexo do londrinense quando pronuncia palavras como “porta, carne,certo” e do piracicabano quando pronuncia as mesmas palavras e também as que têm “r” entre as vogais como “cara, cera, tora”. Retroflexo significa “flexionado para trás” e ocorre quando a ponta dalíngua é flexionada para trás ao pronunciar a palavra.
Outro caso é o “l” alveolar da região de Pato Branco, que é pronunciado até mesmo antes de consoante e no final da palavra. Lá, pronuncia-se aletra “l” da palavra “alto” do mesmo modo que o “l” de “alô”. Alveolar é o nome dado à consoante que, quando pronunciada, é articulada com a ponta da língua próxima ou em contato com os alvéolos dosdentes incisivos superiores (céu da boca).
A variação pode ocorrer também quanto ao vocabulário, ou seja, de palavras diferentes em sua estrutura, mas com mesmo significado. Por exemplo, em Pernambuco apalavra “cheiro” representa um carinho feito em alguém, o que em outras regiões chamaria de “beijinho”. Macaxeira, no Norte e no Nordeste, é o aipim ou a mandioca nas demais regiões. Outros exemplos:abóbora=jerimum; canjica=mugunzá; mexerica=tangerina, laranja-cravo; piá=menino, mutá=escada, etc.
Há a variação diatópica sintática, que é sobre a variação na estrutura frasal e/ou expressões. Porexemplo, em certas regiões no Espírito Santo, no Maranhão, Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, fala-se: “Tu já estudaste Química?”, enquanto na maioria dos outros estados, fala-se: “Você já estudouQuímica?”. No Nordeste há a preposição verbal de negação, como em “sei não” (ou “não sei, não” no Sudeste) e o uso do artigo definido antes de nomes próprios como em “Falei com Joana” (nordeste) e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • variação
  • Variação
  • variação
  • Variação
  • variação
  • variação
  • VARIAÇÃO LINGUISTICA
  • variação linguísticas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!