Variação linguistica

Páginas: 3 (588 palavras) Publicado: 9 de outubro de 2011
Uma língua nunca é falada da mesma forma, sendo que ela estará sempre sujeita a variações, como: diferença de épocas (o português falado hoje é diferente do português de 50 anos atrás), regionalidade(diferentes lugares, diferentes falas), grupo social (uso de “etiqueta”, assim como gírias por determinadas “tribos”) e ainda as diferentes situações (fala forma e informal).
Além das variações jácitadas, há ainda outras variações, como, modo de falar de diferentes profissionais (linguagem técnica da área), as gírias das diferentes faixas etárias, a língua escrita e oral.
As variações dalíngua são relacionadas a diversos fatores como:
A - A faixa etária: palavras que variam ao longo das gerações, cada idade possui uma especificidade em sua fala. Um jovem de 18 anos não usa os mesmostermos que um homem de 40 anos, pois a língua se transforma com o tempo.

Linguagem dos idosos
A linguagem do idoso mostra que nem sempre são encontradas perdas ou prejuízos em relação as faixasetárias mais jovens. Gírias antigas, aparecem nos discursos.
EXEMPLO:
COIÓ (rapaz conquistador);
VASSOURINHA (moça namoradeira)
Também foi observado o uso de frases-feitas, provérbios e refrõesEXEMPLO:
"de grão em grão a galinha enche o papo"

Para as quais os idosos pareceram ser bastante afeitos, sendo que muitas dessas expressões remontavam à sua infância e juventude. Com exceção dasformas de tratamento, considerável parte do vocabulário do idoso é atualmente desconhecida e provoca um constante processo de explicação na sua fala, quando se dirige a interlocutores jovens. Alinguagem, parecem não configurar um problema para ele, que expressa prazer em transmitir conhecimentos aos jovens.

Linguagem de um adolescente
Escutar uma conversa de adolescentes não é fácil. Omotivo pelo qual os jovens falam gírias. "É para ter um código próprio, uma linguagem diferente daquela que os adultos usam". Como os adolescentes costumam se juntar em grupos de amigos que têm gostos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • variação linguísticas
  • Variação Linguística
  • Variação linguística
  • variação linguistica
  • Variacao linguistica
  • Variação linguistica
  • variação linguistica
  • Variação linguistica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!