variação linguistica

Páginas: 6 (1340 palavras) Publicado: 7 de fevereiro de 2015


TRABALHO
DE
COMUNICAÇÃO





Curso: Ciências Contábeis – 1º Período
Professor; Mário Bonato
Grupo: Anderson Guarnier, Dyego Penna, Leonardo Morais, Nilson Costa, Nilton Carlos, Thayllon Ribeiro e Willian Santos

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA, UM PRINCIPIO DA EVOLUÇÃO DA LÍNGUA

# SÍNTESE;
INTRODUÇÃO;
Inicialmente entendemos que o fenômeno variação linguísticaesteve presente em todo o momento da formação e estruturação de nossa língua, ao retornarmos a língua mãe, o latim, percebemos que desde então até os nossos dias atuais, tivemos mudanças renovadoras da língua.
A linguística atual revela que uma língua não é homogênea e deve ser entendida justamente pelo que caracteriza o homem – a diversidade, a possibilidade de mudança.
É preciso compreender quetais mudanças, não se encerram no tempo, mas se manifestam no espaço, nas camadas sociais e nas representações estilísticas.
Na história da nossa língua brasileira, notamos que essa provém da língua portuguesa, que por sua vez provém do latim, que se entronca na grande família das línguas indo-europeias.
Considerando a história como um princípio norteador para o entendimento acerca da língua,citamos um fato relevante os descobrimentos marítimos dos séculos XV e XVI, os portugueses ampliaram enormemente o império de sua língua. No Brasil, a língua portuguesa apresenta uma importante diferenciação com o português de Portugal; há, evidentemente, diferenças sintáticas, semânticas e fonéticas.
Ao longo dos séculos, a língua portuguesa sofreu forte influência de outros povos, culturas evocabulários. E esse processo gerou uma transformação profunda na língua, ou seja, houve uma junção do português com a língua indígena, africana, árabe e europeia. E assim a língua alcançou um padrão normatizado para que houvesse uma maior compreensão e coerência na linguagem interpessoal.
Vejamos abaixo alguns vocabulários inseridos na língua portuguesa:
LÍNGUA INDÍGENA;
Em primeiro lugar, a línguaportuguesa encontrou rival no tupi, o qual tornado língua geral, a ultrapassou, até o século XVIII, segundo Teodoro Sampaio (1954). Porém o português sobressaiu, e tornou-se idioma nacional, o que não impediu que restassem vestígios de tupi em nosso falar.

LINGUA AFRICANA;
Outro elemento que entrou em contato com o português do Brasil foi o africano. A necessidade de braços que trabalhassem aterra agregou ao nosso falar eu vocabulário e influiu na pronuncia.



LINGUA ÁRABE E EUROPÉIA;
De providencia árabe temos: álcool, algarismo, café, etc. De origem francesa temos: abajur, champanhe, manchete, etc. De origem inglesa temos: clube, futebol, gol, etc.

Após analisarmos o desenvolvimento linear de nosso português, estamos certos de que a evolução da língua vem desde sempre, etudo indica que vai continuar. E mais ainda, a evolução perpassa pela diversidade que é transitoriedade da língua. Assim chegamos ao exato momento de nosso falar; caso contrário, estaríamos falando latim.


2. VARIAÇÕES: A MULTIFORMIDADE DA LÍNGUA;
Em uma linguagem sistemática e coerente podem ocorrer formas diferentes de se efetuar a língua, uma vez que variam no espaço – variação diatópica -,no tempo – variação diacrônica – e no indivíduo.
Segundo Camacho (1988) existem múltiplos fatores originando as variações, as quais recebem diferentes denominações. Eis alguns exemplos:
a) Dialetos – Variações faladas por comunidades geograficamente definidas.
b) Idioma – Termo intermediário na distinção dialeto-linguagem e é usado para se referir ao sistema comunicativo.
c) Socioletos –Variações faladas por comunidades socialmente definidas.
d) Idioletos – É uma variação particular, isto é, o vocabulário especializado.
e) Etnoletos – Variação por um grupo étnico.
f) Ecoletos – Um idioleto adotado por uma casa.

Ao fim deste tópico percebemos que existem inúmeras diferenças dentro de uma mesma comunidade em termos de fala. Em um determinado espaço geográfico surgem fatores que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • variação linguísticas
  • Variação Linguística
  • Variação linguística
  • Variacao linguistica
  • Variação linguistica
  • variação linguistica
  • Variação linguistica
  • variação linguistica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!