VARIAÇÃO LINGUISTICA

Páginas: 5 (1131 palavras) Publicado: 22 de janeiro de 2015
Luana Laira Pantoja Ferreira











“As variantes /l/ e /r/ no dialeto da Comunidade do Rio Meruú, localidade pertencente ao Município de Igarapé-Miri (PA): Uma análise sobre o preconceito linguístico”.















FACULDADE DE CIENCIAS DA LINGUAGEM – FACL
2014
Luana Laira Pantoja Ferreira










“As variantes /l/ e /r/ no dialeto daComunidade do Rio Meruú, localidade pertencente ao Município de Igarapé-Miri (PA): Uma análise sobre o preconceito linguístico”.







Pré-projeto apresentado como requisito básico para a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Letras.




Orientador (a): Alessandra Matos



FACULDADE DE CIENCIAS DA LINGUAGEM – FACL
2014
SUMÁRIO


1.INTRODUÇÃO.............................................................................................
04
2. JUSTIFICATIVA..........................................................................................
05
3. OBJETIVOS.................................................................................................
06
3.1GERAL.................................................................................................
06
3.2 ESPECIFICOS.....................................................................................
06
4. METOGOLOGIA DA PESQUISA................................................................
06
5. CRONOGRAMA...........................................................................................
07REFERÊNCIAS................................................................................................
08
















1 INTRODUÇÃO

Há décadas, os lingüistas brasileiros vêm se empenhando em pesquisas e em elaborações teóricas com o objetivo de compor um retrato o mais fiel possível da nossa realidade lingüística, com especial interesse na descrição do português brasileiro, língua materna da quase totalidade dos habitantes deste país.Os resultados desse grande esforço científico se acumulam nos centros de pesquisa, na forma
A Língua Portuguesa não se realiza de maneira única ou uniforme; antes, apresenta riquíssimas variações decorrentes de quem a utiliza, de como ou quando é usada ou empregada.
Nosso país é formado por uma sociedade que é marcada por suas diferenças socioculturais e dentre essas diferenças encontramos umfenômeno marcante, que muitas vezes acaba influenciando na própria identidade de um povo, a linguagem. Esta por sua vez, faz parte da peculiaridade sócio-histórico de cada região, caracterizando assim, a realidade de um povo. Assim, cada região possui seus traços linguísticos, e são estes que diferenciam os falantes de cada região, ocasionando assim uma variedade de línguas.
Um fatointeressante, que ocorre no universo dinâmico da língua, é um grande número de variedades linguísticas que vão sendo geradas, suprimidas e substituídas, conforme a necessidade comunicativa interacional do falante. Esse dinamismo concerne à possibilidade que o indivíduo possui para variar a cada situação de fala que se insere e participa a sua linguagem.
Porém, muitas vezes alguns traços linguísticoscaracterísticos de uma determinada região são taxados como “incorretos”, uma vez que não se adéquam à norma padrão estabelecida pelo Português Brasileiro. Então, certos falares regionais interioranos como por exemplo: “brusa” (blusa) e “bicicreta” (bicicleta) serem discriminados por determinadas pessoas, surgindo o que se chama de preconceito linguístico.
Assim, é nesse sentido que o presente projetotem como proposta discorrer sobre as variedades linguísticas presente na comunidade em questão. Levando em consideração que a língua é heterogênea e mutável e que está em constantes mudanças, e o preconceito instaurado a certos falares não é algo “natural”, o que tornaria seu combate inútil, mas sim um comportamento aprendido por uma sociedade elitista que tenta impor uma das variedades como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • variação linguísticas
  • Variação Linguística
  • Variação linguística
  • variação linguistica
  • Variacao linguistica
  • Variação linguistica
  • variação linguistica
  • Variação linguistica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!