variação linguistica

Páginas: 8 (1964 palavras) Publicado: 9 de março de 2014
ANÁLISE DA VARIAÇÃO LINGÜÍSTICA EM UM CAPÍTULO DO LIVRO DIDÁTICO

Trabalho apresentado sob forma de análise como requisito avaliativo da disciplina Sociolingüística, orientado pela professora Maria Eliza Freitas do Nascimento.

Pau dos Ferros/2010.1
O presente trabalho tem como objetivo analisar o capítulo “unidade prévia” e unidade II do livro didático de Português “Tudo é linguagem”, 6ºano de Ana Borgatto, Terezinha Bertin e Vera Marcherzi, publicado pela editora Ática, 2008; se este apresenta variação lingüística e verificar se está ajudando a extinguir ou amenizar o preconceito lingüístico tão arraigado em nossa sociedade.
A língua portuguesa não é única nem homogênea. Ela varia de acordo com vários fatores como status social, sexo, grau de instrução, profissão, estilopessoal, contexto (formal/informal), região de origem do falante, entre outros. A variação lingüística é uma característica inerente às línguas; e o Brasil, que tem hoje mais de
Ir
180 milhões de habitantes e cerca de duzentos idiomas (além das línguas indígenas – aproximadamente 170 - convivem com o português brasileiro outras quase trinta línguas trazidas pelos imigrantes desde o início do séculoXIX, após a independência, em 1822) é, por definição, a nação da diversidade, seja nos aspectos econômico, cultural ou social. E essa diversidade se reflete em suas línguas.
Partindo-se da premissa de que a mutabilidade e a variabilidade são características básicas e inequívocas de qualquer língua natural, a Sociolingüística Variacionista tem como principal objetivo a compreensão de como as mudançasse dão nos sistemas lingüísticos e como essas mudanças podem ser relacionadas a processos variáveis sincrônicos nos quais fatores lingüísticos e sociais estão estritamente interligados (WLH, 1968; LABOV, 1972, 1994). Esses pressupostos contrapõem-se à visão estruturalista da língua como um sistema sincronicamente homogêneo, unitário e autônomo. Ao assumir a competição entre forças internas eexternas atuando na configuração de um sistema lingüístico, a Sociolingüística Variacionista refuta a univocidade da relação entre estrutura lingüística e homogeneidade. Para esse modelo teórico-metodológico, a heterogeneidade ordenada é natural e inerente a todo sistema lingüístico efetivamente usado em situações reais de interação.
Na busca por romper com a identificação entre estrutura ehomogeneidade, a Teoria para a Variação e Mudança Lingüísticas postula que a ausência da heterogeneidade num sistema lingüístico concreto é que seria disfuncional e descarta as idéias de que estruturas heterogêneas refletem
Ir
multidialetalismo ou situam-se apenas no nível do desempenho lingüístico de seus usuários. Postula-se que o domínio de estruturas heterogêneas é parte da competência lingüísticados falantes (WLH, 1968, p. 100-101; LABOV, 1972, p. 203). A língua é concebida como um sistema inerentemente heterogêneo e variável, que serve de meio de comunicação entre os falantes de uma comunidade e que no qual atuam constantemente forças lingüísticas e sociais.

O reconhecimento dessa heterogeneidade é um grande passo para que se modifique a ideologia de uma só língua no Brasil, que insisteem padronizar a língua falada por seus habitantes. A mudança dessa ideologia começa com a conscientização e a educação da população brasileira. Nesse contexto, a escola tem o papel fundamental de adotar uma atitude realista diante dessa diversidade e revisar o ensino preconceituoso da língua portuguesa, além de lançar novas luzes sobre a variedade de línguas presentes em nossa sociedade.
O livroanalisado “Tudo é linguagem” faz parte de uma coleção de quatro volumes do 6º ao 9º ano. Este exemplar do 6º ano (livro analisado) nos foi cedido pela Escola Estadual Coronel Fernandes, uma escola pública da cidade de Luis Gomes-RN. Analisamos o capitulo da unidade prévia e dois textos da unidade II. Foi possível detectar variedades regionais; usos formais e informais da linguagem e as origens...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • variação linguísticas
  • Variação Linguística
  • Variação linguística
  • variação linguistica
  • Variacao linguistica
  • Variação linguistica
  • variação linguistica
  • Variação linguistica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!