Variação linguistica

Páginas: 3 (510 palavras) Publicado: 4 de maio de 2011
"Ora, a linguagem é, eminentemente, um fato social. Tem-se, freqüentemente, repetido que as línguas não existem fora dos sujeitos que as falam, e, em conseqüência disto, não há razões para lhesatribuir uma existência autônoma, um ser particular".

(MILLET, Antonio. 1906)

Falar de língua e não falar de variação lingüística seria como falar de Filosofia sem falar do pensamento; seria comofalar do Sistema Solar sem falar do sol... É impossível conceber um sem o outro. Para a Sociolingüística, ciência que observa, descreve e analisa a língua falada no contexto social, a língua e a variaçãosão inseparáveis; como diz Tânia Maria Alkimim (2001), a Sociolingüística encara a diversidade lingüística não como um problema, mas como uma qualidade constitutiva do fenômeno lingüístico.

ALíngua Portuguesa, sobretudo no Brasil, é dotada de uma variação sem tamanho, uma vez que a língua é um fato social e o falante, portanto, tem autonomia no uso da língua. A variação lingüística doportuguês brasileiro deve-se a uma porção de fatores externos à língua, como, por exemplo, os seguintes aspectos: classe social; idade; sexo e contexto social, formando uma enorme diversidade nacional. Oindividuo apresenta essas características no uso da língua de forma natural, segundo sua experiência e cultura e, ainda, segundo o meio no qual está inserido.

A variação lingüística é uma temática paraestudos e pesquisas que buscam mostrar a verdadeira identidade sócio-cultural do falante. A análise da variação de uma língua é feita sem valores pejorativos, pois o objetivo é tão somente descrevero uso da língua pela sociedade. Diferentemente como pensa a Gramática Tradicional, que pressupõe uma homogeneidade da língua, uma unificação da fala – pura falácia normativa – pois, nunca vai existiruma língua falada unívoca; como não há um só nível de escolaridade, uma única classe social nem uma única vivência cultural. As pessoas falam diferentemente porque elas são diferentes! Isso nunca...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • variação linguísticas
  • Variação Linguística
  • Variação linguística
  • variação linguistica
  • Variacao linguistica
  • Variação linguistica
  • variação linguistica
  • Variação linguistica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!