Variação linguistica e implicações na alfabetização

Páginas: 7 (1616 palavras) Publicado: 6 de outubro de 2011
VARIAÇÃO LINGUISTICA E IMPLICAÇÕES NA ALFABETIZAÇÃO

Rosinéia Aparecida Sobrinho

Professor -Tânia Mara Silva Mendes
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em Letras (LED 0028) – Sociolinguística
09/07/2011

RESUMO

A vida humana em sociedade não teria sido possível sem sistemas de signos que permitissem a comunicação. A ciência da lingüística começou a sedesenvolver quando os homens começaram a fazer perguntas sobre a linguagem que embasava sua civilização.Tem se falado, em vários momentos, a respeito da variação lingüística. A maior parte dos problemas de fala e escrita estão ligados a esse fenômeno. Até hoje os autores de livros didáticos não o tem levado em conta, confundindo elementos importantes e não entendendo de fato o que acontece sobre tudonos primeiros momentos da escolarização, ocasião dos primeiros contatos das crianças com o estudo da sua língua, e em particular com a aquisição do sistema de escrita na alfabetização.

Palavras-chave: Ensino, Língua, Variação.

1 INTRODUÇÃO

Lingüística é a ciência que estuda a linguagem. O termo foi empregado pela primeira vez em meados do século XIX, para distinguir as novasdiretrizes para o estudo da linguagem, em contraposição ao enfoque filológico mais tradicional. A filologia ocupa-se, principalmente, da evolução histórica das línguas, tal como se manifestam nos textos escritos e no contexto literário e cultural associado. A lingüística tende a dar prioridade à língua falada e à maneira como ela se manifesta em determinada época. Apresenta ainda uma tendência maior àuniversalização e aspira à construção de uma teoria geral da estrutura da linguagem que abarque todos os seus aspectos. O desenvolvimento, ao longo dos séculos, de várias hipóteses sobre a formação, evolução e funcionamento da linguagem criou a base para as pesquisas lingüísticas atuais.

2 BREVE HISTORICO DA LINGUISTICA

A linguagem surgiu nos primórdios de nossa existência, e estátotalmente relacionada à evolução de todas as criaturas tanto quanto o seu modo de se relacionar. Ela é uma das mais importantes ferramentas que o ser humano conquistou ao longo dos tempos, a qual o possibilita se desenvolver e aprender sobre si próprio e o mundo que o cerca. Veremos como a linguagem humana evoluiu e as modificações nela ocorridas ao longo da história, até chegarmos ao seu estágioatual. Até a criação das primeiras disciplinas universitárias de Lingüística, ocorrida nos primeiros anos da década de 1960, o estudo da língua ficava por conta de duas figuras de profissionais: o filólogo e o gramático. A Filologia tem suas origens no Humanismo e na Renascença. Nasceu do esforço de compreender os textos da antiguidade clássica e, além de desenvolver métodos e técnicas destinados arecuperar a forma original dos textos que ainda sobreviviam, reuniu uma enorme massa de conhecimentos lingüísticos e históricos necessários para a sua compreensão.
Ao longo de sua história, a Gramática foi sempre uma disciplina normativa, isto é, uma disciplina que dizia como devem expressar-se as pessoas "bem criadas". De acordo com a concepção então vigente, a Gramática de uma língua era umconjunto de receitas para a expressão correta e, supostamente, os alunos de uma boa universidade saberiam expressar-se de maneira correta e elegante desde o curso colegial. Aqui, sim, o estudo sistemático de Gramática era uma atividade central, junto com a prática da análise sintática.
A própria visão da gramática dependendo do modo em que incorpora a variação lingüística: de uma maneiratradicional ou da forma como a sociolingüística explica esse fenômeno. Todo mundo sabe que à modos diferentes de se falar uma língua, mas diante das diferenças se pode ser intransigente, atribuindo a isso valores de certo ou errado de acordo com uma gramática normativa pré estabelecida pelos estudiosos, como se pode, por outro lado, fazer uma gramática dessas mesmas diferenças e observar como a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A variação linguistica na alfabetização
  • VARIAÇÃO LINGUISTICA
  • variação linguísticas
  • Variação Linguística
  • Variação linguística
  • variação linguistica
  • Variacao linguistica
  • Variação linguistica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!