Variação Linguística

Páginas: 6 (1435 palavras) Publicado: 3 de abril de 2014
Título: Variação Linguística
Subtítulo: A Inexistência de Dialeto no Brasil é verdadeira?
Livro: Metodologia do ensino da língua portuguesa.
Bibliografia: Gomes, Maria Lucia de Castro.
2ª edição- Curitba-Ibpex, 2011.
Neste texto existe referência de uma proposta de atuação do professor de língua portuguesa
Na formação da cidadania do aluno através da sociolinguística e da concepção deletramento e também faz a proposição de nova postura do docente como questão imperativa para a melhoria do ensino no Brasil.
Ela inicia o texto afirmando a importância do tema de variação linguística especialmente para o professor de língua seja materna ou estrangeira.
Temas referentes à linguagem humana e o seu vínculo com a sociedade visto que os seres humanos utilizam da língua para comunicarviver em sociedade e com ela se relacionar.
Com esse olhar é de grande valor que o professor de língua tenha o conhecimento da relação língua- sociedade para ter uma atuação mais efetiva em sala de aula.
Ferdinand de Saussure, linguista e filósofo suíço, considerado pai da linguística por ter sistematizado os estudos linguísticos de forma clara e objetiva no seu curso de linguística geralapresentou termos em pares para organizar esses estudos.
A principal dicotomia saussuriana língua/fala, considerada o seu principal par de termos define língua como, homogênea por natureza, uma instituição social que pertence a todos os falantes de determinada comunidade linguística.
Define fala como de natureza heterogênea, é individual e imprevisível.
Essa linguística diz que o lado social dalinguagem é chamado de língua e o lado individual é chamado de fala. A língua é dotada de ordem e sistematização e a fala é imprevisível.
Nós os brasileiros adquirimos a língua portuguesa como falantes nativos, como entidade social ela nos pertence e também temos a identidade de sermos brasileiros. Nosso país de imensa extensão territorial, com uma diversidade cultural e com muitas diferenças sociaisos falares também são diversos.
A língua é a mesma porque falamos o português brasileiro, entretanto a fala de cada um de nós é individualizada, heterogênea e diversificada. Existe uma tendência entre os brasileiros em afirmar que no Brasil não existem dialetos.
Nesse texto a autora do livro Metodologia de ensino da língua portuguesa cita o teórico Bagno que descreve e agrupa uma sequencia demitos presentes na nossa língua e que chama de Mitologia do preconceito linguístico. Ele considera como mito número um: “A língua portuguesa falada no Brasil apresenta uma unidade surpreendente”.
De acordo com a sua visão quem fala de forma diferente das normas gramaticais sofre discriminação, também afirma que a imposição da escola da norma linguística como se, de fato, ela fosse comum a todos nãolevando em consideração a idade, sua localização geográfica, situação econômica, grau de escolarização. Saussure ao distinguir a língua da fala e de sugerir sua sistematização percebe a necessidade da linguística da fala que trate desse universo desorganizado da língua falada.
Embora Saussure no início do XX já se preocupasse com a necessidade de uma área de estudos com foco também e ao mesmotempo com a multiplicidade da fala foi só em 1960 que nasceu a sociolinguística com o modelo de pesquisa do americano Willian Labov.
O método de Labov passou a ser utilizados para o estudo de variação de muitas línguas e de tratamento estatístico de dados.
A Sociolinguística vem contribuir para a compreensão da língua através de sua relação com a sociedade, de como a língua varia e muda de acordocom contextos e os relacionamentos sociais. No Brasil existem projetos de pesquisa que analisam as variedades linguistas.

Saussure diz que a linguagem é a soma da língua e da fala. Sendo a fala como código usada pela sociedade com finalidade de comunicação entre os seus participantes e fala como o uso que os participantes fazem desse código.
A Língua está ligada aos usuários que fazendo uso...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • variação linguísticas
  • Variação Linguística
  • Variação linguística
  • variação linguistica
  • Variacao linguistica
  • Variação linguistica
  • variação linguistica
  • Variação linguistica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!