Variação linguística

Páginas: 5 (1201 palavras) Publicado: 23 de março de 2012
CENTRO DE AVALIAÇÃO, PLANEJAMENTO E EDUCAÇÃO DO MARANHÃO – CAPEM
ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA
METODOLOGIA DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSORA: Maria da Consolação

RESUMO: A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA

São Luís
2011
ANA PATRÍCIA CAMPOS
ELVIS DE JESUS CORREA VILELA
GENISE BASTOS COSTA
JOSYLDA ROCHA AVELAR
LUCILENE LOUZEIRO
RAIMUNDA NONATA SÁMENEZES DA SILVA

RESUMO: A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA

São Luís
2011
5. A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA
Como discutir a uniformidade da Língua Portuguesa se a variedade linguística é resultado de vários aspectos que a influenciam? Sabe-se que desde a origem do Português é comum a presença de diferentes formas no comportamento lingüístico. Sabemosque o português é originado do Latim, logo concluímos que a língua que falamos não foi a mesma usada pelos nossos antepassados, em a que falamos hoje não será a mesma usada pelos futuros falantes da língua. Portanto, essa mudança na forma como os falantes se expressa acompanham longo curso das gerações.
Ora, devido as tantas mudanças fonéticas e lexicais que o Português passou no decorrer dosséculos, percebemos que não podemos falar em uniformidade linguística quando o fator sociedade é o responsável pelo modo como os falantes se expressam dentro do seu grupo linguístico. Logo, afirma POSSENTI que a compreensão de uma língua não se dá necessariamente pela apreensão dos termos técnicos que norteiam a mesma.
Dentro desta perspectiva de variação da língua apresentaremos algumas que noschamaram atenção quanto a pluralidade dos discursos da Língua Portuguesa. TRAVAGLIA divide as variações em Dialetal e de Registro, com base nos estudos de MUSSALIM.
Dentro das variações DIALETAIS destacamos algumas dimensões:
a) DIMENSÃO TERRITORIAL, GEOGRÁFICA ou REGIONAL
É uma variação que acontece entre pessoas de diferentes regiões que se apropriam de uma mesma língua para se comunicarem.Essa variação compreende a formação de cada região, ou seja, a influência que sofreu durante o período de colonização. Dentro de cada região existem suas particularidades, marcadas pelos aspectos econômicos, políticos e/ou culturais. Em cada região existem grupos lingüísticos, que expressam formas particulares de se expressarem dentro da comunidade a que está inserido. É o caso do Português faladono Brasil, Portugal e em países da África. Também podemos destacar as formas de expressividade fonéticas das regiões brasileiras.
b) DIMENSÃO SOCIAL
Essa variação ocorre com o uso da língua adequada ao grupo social em que os falantes estão inseridos. TRAVAGLIA afirma que há uma maior semelhança nos atos verbais dos falantes de um mesmo grupo social, que possui as mesmas preferências einteresses. É o caso dos grupos profissionais e as classes bem definidas. Dentro dessa esfera social existem vários fatores que podem definir as variações, como o nível de escolaridade, nível econômico e/ou nível cultural. A variação sinaliza a que grupo o falante está inserido, pois o dialeto social assume a função de identificar os grupos através do uso da linguagem.
c) DIMENSÃO DE IDADE
Ocorrenas faixas etárias. São as formas que cada faixa etária adéqua ao uso da língua para se expressarem. Podem-se perceber no ato da fala das crianças, adultos, jovens, idosos. Então os membros deturpam, degradam ou até mesmo criam outros recursos, no caso as gírias usadas pelos jovens, para manter uma aproximação entre os falantes de um determinado grupo.
d) DIMENSÃO DE SEXO
Ocorre maisprecisamente no comportamento linguístico pertinente ao sexo que está falando. É comum a percepção nas construções gramaticais, mais notadamente na concordância entre sujeito e predicado.
e) DIMENSÃO DE GERAÇÃO
TRAVAGLIA em concordância com outros autores preferem o termo variação histórica evitando possíveis confusões com a variação precitadas. Esta variação ocorre geralmente quando se compara...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • variação linguísticas
  • Variação Linguística
  • Variação linguística
  • variação linguistica
  • Variacao linguistica
  • Variação linguistica
  • variação linguistica
  • Variação linguistica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!