VARGUARDAS

5767 palavras 24 páginas
Introdução

O Futurismo, o Cubismo, o Expressionismo, o Dadaísmo e o Surrealismo são os mais conhecidos movimentos da vanguarda europeia. O nome vanguarda, originário do francês avant-garde, significa “estar na frente, à dianteira de um movimento”. Nesse sentido, é empregado para denominar grupos de pessoas que, por seus conhecimentos ou por uma tendência natural, exercem papel de precursoras ou de pioneiras dm determinado movimento cultural, artístico, cientifico etc.

Situação Histórica

As espetaculares invenções do começo do século XX substituíram o modo de ver a realidade rapidamente: surgiram o automóvel, o cinema e as máquinas voadoras. Inaugurou-se a época da velocidade, que resultou num progresso material espantoso e numa disputa acelerada pelo poder entre as potências mundiais. As crise da sociedade liberal-burguesa culminou na Primeira Guerra Mundial. Esse conflito de enormes proporções, gerou profundas transformações alicerçadas na ideia de nacionalismo, provocando o surgimento de novas correntes ideológicas ─ como o nazismo, os fascismo e o comunismo ─ que mudaram a face do mundo no decorrer do século.

Futurismo

Esta corrente nasceu em Itália e foi um movimento que se manifestou primeiramente na literatura para, mais tarde, se estender às artes plásticas, à arquitetura, à música, ao cinema, etc. O seu surgimento, datado de 1909, foi marcado pelo Manifesto Futurista do poeta Filippo Marinetti, o qual destacava o lema “Liberdade Para as Palavras". Os integrantes deste movimento recusavam a falsa moral e os tempos passados; suas criações se inspiravam intensamente na vida acelerada e no aprimoramento da tecnologia então vigentes. Nesse texto, o autor apresentava como pontos fundamentais a recusa da harmonia e do bom gosto, do geometrismo intelectual dos cubistas, bem como do sensualismo cromático dos fauvistas, propondo uma nova poética

Relacionados

  • diatura militar
    1017 palavras | 5 páginas
  • arquitetura
    4189 palavras | 17 páginas

Outros Trabalhos Populares