Vantilação Mecanica

488 palavras 2 páginas
VENTILAÇÃO MECÂNICA NÃO INVASIVA

A ventilação não invasiva (VNI) refere-se à aplicação de um suporte ventilatório sem recurso a métodos invasivos da via aérea (entubação orotraqueal – EOT – e traqueostomia), sendo a conexão entre o ventilador e o paciente feita através do uso de uma máscara.
É uma importante ferramenta ventilatória dentro e fora das unidades de terapia intensiva e pode ser aplicada principalmente nas doenças respiratórias, neuromusculares e cardíacas. São utilizados dois modos ventilatórios básicos durante a VNI: suporte ventilatório com dois níveis pressóricos (BIPAP) e a pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP).

CPAP: é um modo ventilatório empregado com frequência e conta com a presença de um fluxo contínuo nas vias aéreas, e a pressão positiva ao final da expiração é mantida em todo ciclo respiratório.

BIPAP: é um aparelho com dois níveis pressóricos diferentes, o IPAP (pressão na inspiração) e o EPAP (pressão na expiração) muito utilizado na hipoventilação da obesidade.

DEFINIÇÃO VNI

Ventilação Mecânica Não Invasiva (VNI) refere-se à pressão positiva ofertada para o sistema respiratório através de interfaces nasais, faciais ou totais.

EVOLUÇÃO - (HISTÓRIA)

A VNI foi inicialmente aplicada na epidemia de poliomielite (1930-50), utilizando a ventilação por pressão negativa (pulmão de aço, couraça, poncho) que consistia na aplicação de pressão subatmosférica externa ao tórax simulando a inspiração, ocorrendo a expiração de forma passiva.

Nos anos 40 e 50, com o desenvolvimento da VNI por pressão positiva, a VNI por pressão negativa foi perdendo o seu lugar, mas só a partir da década de 80, com a introdução do CPAP (contínuos positive airway pressure) para tratamento da síndroma de apneia obstrutiva do sono (SAOS), esta técnica começou a ser mais divulgada.

Obs: A VNI deve ser utilizada em um ambiente altamente controlado e monitorizado, pelo risco de falha entre

Relacionados