Vantagens e desvantagens do recrutamento interno e externo nas grandes organizações do Rio de Janeiro

Páginas: 49 (12136 palavras) Publicado: 15 de março de 2014
1. INTRODUÇÃO

1.1 Vantagens e desvantagens do recrutamento interno e externo nas grandes organizações do Rio de Janeiro

1.2 Contextualização

Cem por cento das empresas hoje necessitam de pessoas para executar as habilidades que a mantém. Por isso para que as organizações consigam agregar novas pessoas e manter a satisfação do colaborador na organização é necessário que ela façaum recrutamento, seja ele interno, externo ou misto.
Momentos de crise, de desemprego crescente, com redução no faturamento das empresas e insegurança generalizada obrigam os executivos a repensar suas ações e tomar medidas imediatas para a correção de rotas. Afinal, em tempos de turbulência, muitos aproveitam para promover mudanças e gerar novas oportunidades no mundo dos negócios.
Contudo,os riscos aumentam e a passividade, a falta de percepção das tendências e a eventual adoção de medidas equivocadas podem levar muitas empresas para o buraco. Nessas horas, o primeiro ponto a ser atacado pelas empresas refere-se aos seus recursos humanos. A necessidade de reduzir custos conduz a empresa a pensar na dispensa de alguns funcionários e na substituição de outros para garantir suapreservação e competitividade.
Há que se considerar, ainda, o fator tempo. Em muitos casos, ante a urgência na contratação de pessoal, a maioria opta por processos simples e pouco científico, deixando para o departamento de recrutamento e seleção a incumbência de admitir e pôr para trabalhar um novo empregado, no menor prazo possível. Desse modo, a possibilidade de se contratar um "alguém" inadequadopara a função e descompromissado com a empresa será enorme, descaracterizando as razões da Empresa com tais características, em todos os níveis da empresa, podem ser melhor identificados a partir de uma seleção técnica, planejada e conduzida por profissionais especializados. Evitando-se a substituição de empregados eliminando gastos inúteis numa hora em que a empresa pretende reduzir despesas.Segundo BERGAMINI, (1996 p 129):
“As novas teorias de Administração ditam que o tempo para a realização das tarefas assume papel preponderante para o sucesso das empresas e exigem que os empregados exerçam diversos papéis, responsabilizando-se por um processo desde seu início até o final. Assim, aquele que desempenha uma função deve ser capacitado para novos desafios e missões muitas vezescomplexas e variáveis”.
1.3 Problemática
Nota-se que algumas empresas tem dificuldades constante com a rotatividade de funcionários, propiciando vários problemas para as organizações como gastos provocados pelo desligamento, por exemplo, perda de produção, seleção, contratação, registro de documentação e perda de tempo treinando novos funcionários até mesmo a substituição por outro colaborador.Porém, com a saída de colaboradores treinados e disciplinados profissionalmente da empresa, verifica-se a perda de conhecimento, talentos, habilidades, valores culturais, experiência profissional, produtividade e a confiabilidade de seus clientes, Dessa forma, o problema que norteia este tema é: de que forma o as vantagens e desvantagens do recrutamento interno e externo e a seleção pode levar asorganizações a satisfação e fidelização de seus colaboradores dentro do seu ambiente de trabalho?

1.4 Objetivo geral

Mostrar as vantagens, desvantagens, prós, contras e Técnicas do recrutamento interno e externo, o que as organizações ganham ao optarem entre um e outro.
1.5 Objetivos Específicos

Identificar mediante pesquisa bibliográfica os cargos definidos para as empresas.Estudar o tipo de processo de seleção e instrumentos usados no recrutamento das organizações.
Identificar a construção do perfil desejado para cada cargo.
Verificar se os empregados selecionados da empresa se identificam com os objetivos e a filosofia das mesmas.

1.6 Hipótese
Aplicando um processo racional de recrutamento e seleção de pessoal, é possível diminuir a rotatividade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Recrutamento interno e externo e suas vantagens e desvantagens
  • Vantagens e desvantagens do recrutamento interno e externo
  • Recrutamento interno e externo: vantagens e desvantagens
  • Recrutamento Interno e Externo
  • Recrutamento interno, externo e misto
  • Recrutamento Interno e Externo
  • vantagens e desvantagens do recrutamento online
  • Recrutamentos Internos E Externos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!