Vantagens e Desvantagens da Energia Geot rmic1mm

786 palavras 4 páginas
VANTAGENS E DESVANTAGENS DA ENERGIA GEOTÉRMICA
Hoje em dia, grande parte da energia elétrica que utilizamos procede da queima de combustíveis fósseis não renováveis, tais como o carvão mineral e o petróleo. Entretanto essas fontes de energia são grandes liberadoras de carbono e, portanto, causadoras do efeito estufa. A geração de energia é a principal causadora do aquecimento global.
A energia geotérmica, por outro lado, é renovável e limpa, apresentando vantagens para o meio ambiente, como a emissão praticamente zero de Carbono. Esse fator já é altamente significativo para o planeta. A questão do efeito estufa os problemas causados por ele é um dos principais problemas ambientais atualmente.
A principal desvantagem do uso da energia geotérmica é o alto investimento necessário. É uma fonte de energia extremamente cara e bastante restrita a algumas localidades. Em geral os locais que apresentam as condições ideais para sua implantação são áreas com potencial turístico, logo os impactos que isso terá na população e na economia local deve ser bem avaliado.
VANTAGENS DE USAR ENERGIA GEOTÉRMICA
Limpa. As centrais geotérmicas, como vento e centrais solares, não têm de queimar combustíveis para manufaturar o vapor para mover as turbinas. A geração de eletricidade com a energia geotérmica ajuda a conservar combustíveis fósseis não renováveis, e reduzindo o uso desses combustíveis, reduzimos emissões que prejudicam a nossa atmosfera. Não há nenhum ar fumegante à volta de centrais geotérmicas - de facto algumas são construídas no meio de colheitas de quintas e florestas, e partilham terreno com o gado e vida selvagem local.
Não prejudica a terra. A área de terreno necessária para centrais geotérmicas é menor por megawatt do que para quase cada outro tipo de centrais. As instalações geotérmicas não precisam barrar rios ou de colher florestas - e não há cabos de minas, túneis, covas abertas, pilhas de lixo ou derramamentos de óleo.
Fiável. As centrais geotérmicas são

Relacionados